Mudanças na Tributação de Licenciamento de Software: Entenda as Novas Diretrizes da Receita Federal

Tempo de leitura: 2 minutos

A Receita Federal do Brasil, em uma recente decisão, trouxe à tona mudanças significativas no tratamento tributário aplicado às remessas ao exterior relacionadas ao licenciamento de software. Essas alterações, que têm potencial para impactar diversas empresas no país, merecem uma análise detalhada.

Imposto de Renda na Fonte (IRRF)

Anteriormente, a licença de uso de software não personalizado, também conhecido como "software de prateleira", não estava sujeita à incidência de IRRF. No entanto, com a nova Solução de Consulta nº 107/23, a Receita Federal modificou esse entendimento. Agora, tais remessas são vistas como royalties referentes à remuneração de direitos autorais. Isso implica uma alíquota de IRRF de 15%, que pode chegar a 25% se o destino for um paraíso fiscal.

Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE)

A CIDE, por sua vez, não sofreu grandes alterações. A Receita manteve o entendimento de que essa contribuição não incide sobre a remuneração de licença de uso de software. A exceção fica por conta da transferência de tecnologia, que pode ser tributada.

PIS/COFINS-Importação

Aqui reside a mudança mais impactante. Contrariando o entendimento anterior, a Receita Federal agora afirma que o licenciamento de uso de software é, na verdade, uma prestação de serviço. Isso significa que está sujeito à incidência de PIS/COFINS-Importação, com uma alíquota de 9,25%. Essa decisão baseia-se em posições adotadas pelo STF em casos anteriores, que não diferenciavam entre software de prateleira e software produzido por encomenda.

Conclusão

As novas diretrizes da Receita Federal sobre a tributação de licenciamento de software trazem consigo uma série de implicações para empresas que realizam tais operações com entidades no exterior. Enquanto a mudança no IRRF e a manutenção da posição sobre a CIDE eram esperadas, a reclassificação do licenciamento de software como prestação de serviço para fins de PIS/COFINS-Importação é uma reviravolta que pode gerar debates e discussões no meio jurídico e empresarial.

Empresas e profissionais da área devem estar atentos a essas mudanças, buscando adaptar-se às novas regras e, se necessário, revisar suas operações para garantir a conformidade fiscal.

Leia: Mudanças Significativas nas Deduções de IRRF: O Que as Empresas Precisam Saber