Entenda a Declaração Pré-Preenchida do Imposto de Renda

Tempo de leitura: 5 minutos

A declaração pré-preenchida do imposto de renda é uma opção cada vez mais utilizada pelos contribuintes. Neste guia, vamos explicar o que é essa modalidade de declaração, como funciona e quais são os seus benefícios.

A declaração pré-preenchida é um serviço oferecido pela Receita Federal, que disponibiliza, de forma antecipada, diversos dados do contribuinte que já estão em seu banco de dados. Isso inclui informações como rendimentos, despesas dedutíveis, dívidas e patrimônio.

Com essas informações já preenchidas automaticamente, o contribuinte ganha tempo e evita erros na hora de declarar seu imposto de renda. Além disso, a declaração pré-preenchida permite que o contribuinte faça ajustes e adicione novas informações, caso necessário.

Como funciona a declaração pré-preenchida

A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda é uma opção inovadora e prática oferecida pela Receita Federal aos contribuintes. Essa modalidade de declaração permite que os dados do contribuinte sejam automaticamente preenchidos no momento do envio, tornando o processo mais ágil e conveniente.

Para que a declaração pré-preenchida funcione, é necessário que o contribuinte possua um Certificado Digital ou utilize o serviço "Gov.br" com login e senha, disponibilizado no site da Receita Federal. Com isso, a Receita Federal terá acesso às informações fornecidas por fontes parceiras, como empregadores, bancos e corretoras de valores, que enviam os dados diretamente para a declaração do contribuinte.

  • Com a declaração pré-preenchida, o contribuinte não precisa se preocupar em inserir manualmente todas as informações, como rendimentos, pagamentos e despesas. Isso reduz consideravelmente a chance de erros e o tempo gasto na elaboração da declaração.
  • Ao utilizar a declaração pré-preenchida, o contribuinte também evita o risco de esquecer de incluir alguma informação importante, pois todos os dados já estarão disponíveis para revisão antes do envio.
  • Além disso, a declaração pré-preenchida pode ajudar a evitar malhas finas, uma vez que todas as informações são inseridas de forma precisa e automaticamente, seguindo os dados fornecidos pelos órgãos e empresas parceiras.

Quem pode utilizar a declaração pré-preenchida

A declaração pré-preenchida do imposto de renda é uma opção prática e conveniente para os contribuintes realizarem a sua Declaração de Imposto de Renda. No entanto, nem todos os contribuintes podem utilizar essa modalidade de declaração.

O requisito principal para utilizar a declaração pré-preenchida é ter um Certificado Digital ou login e senha do "Gov.br". O certificado digital é uma identidade eletrônica que garante a segurança e autenticidade das informações transmitidas pela internet. Ele é emitido por empresas especializadas e deve ser adquirido previamente.

Além disso, é importante ressaltar que nem todas as pessoas estão aptas a utilizar a declaração pré-preenchida. Ela está disponível apenas para aqueles contribuintes que possuem todas as informações necessárias para o preenchimento automático do documento. Isso inclui rendimentos de trabalho assalariado, aposentadorias, pensões, aluguéis, entre outros.

Leia: Entendendo as Novas Regras da Receita Federal sobre Créditos Judiciais

Benefícios da declaração pré-preenchida

A declaração pré-preenchida do imposto de renda oferece diversos benefícios aos contribuintes, tornando o processo de declaração mais prático e conveniente. Conheça algumas vantagens dessa modalidade:

  • Economia de tempo: A declaração pré-preenchida permite que o contribuinte não precise preencher todas as informações manualmente, já que boa parte dos dados já estão pré-carregados no sistema. Isso agiliza o processo de declaração e reduz a quantidade de tempo gasta pelo contribuinte;
  • Redução de erros: Com os dados pré-preenchidos, as chances de cometer erros ao declarar são minimizadas. Isso ocorre porque as informações são baseadas em dados oficiais, como a declaração de rendimentos fornecida pelas empresas, e evita-se o esquecimento de algum dado importante;
  • Maior comodidade: Ao utilizar a declaração pré-preenchida, o contribuinte pode fazer as correções necessárias e complementar informações que estão em falta de forma mais prática. Além disso, é possível acessar a declaração de qualquer lugar, por meio do dispositivo eletrônico conectado à internet, evitando deslocamentos desnecessários;
  • Segurança dos dados: A declaração pré-preenchida é feita com base em informações previamente fornecidas pelo contribuinte e por outras instituições, como a Receita Federal e empresas. Esses dados são submetidos a um rigoroso controle de segurança, garantindo a privacidade das informações prestadas;
  • Menor risco de cair na malha fina: Com os dados já preenchidos corretamente e de forma mais precisa, as chances de cair na malha fina são reduzidas. Isso ocorre porque a Receita Federal já tem acesso a grande parte das informações declaradas e, caso haja alguma incongruência, ela poderá ser identificada antecipadamente;
  • Acesso antecipado ao rascunho: Os contribuintes que utilizam a declaração pré-preenchida têm acesso antecipado ao rascunho da declaração do imposto de renda, facilitando a revisão de dados e a identificação de possíveis erros ou omissões.
Declaração Pré-Preenchida do Imposto de Renda
Declaração Pré-Preenchida do Imposto de Renda

Como acessar a declaração pré-preenchida

Pelo preenchimento online

  • Acesse o canal abaixo com sua conta gov.br;
  • Clique no ano desejado;
  • Clique em "Preencher declaração"; e
  • Escolha a opção "Pré-Preenchida".

Pelo celular ou tablet

  • Baixe o app e acesse com sua conta gov.br;
  • Toque sobre o ano desejado;
  • Toque em "Preencher Declaração"; e
  • Escolha a opção "Pré-Preenchida".

Pelo programa de computador

  • Baixe, instale e abra o programa;
  • Clique em "Entrar com gov.br";
  • Clique na aba "Nova"; e
  • "Iniciar declaração a partir da pré-preenchida".