Recusar-se a declarar seu imposto de renda pode ter sérias consequências

Tempo de leitura: 1 minuto

O governo federal incentiva os contribuintes a enviarem suas declarações por meio do programa ou aplicativo da Receita Federal mesmo fora do prazo.

Declarar seu imposto de renda
Declarar seu imposto de renda

Em 31 de maio marcou o fim do prazo para entrega da declaração do IRPF. Quem não enviou sua declaração até esta data estará sujeito a multa. A multa mínima é de R$ 165,74 e a máxima é de 20% do valor total devido pelo imposto de renda.

No pagamento do IRPF à vista, não há desconto. No entanto, quando parcelado, as mensalidades não terão juros, mas terão correção monetária.

Mesmo após o prazo oficial de envio da declaração, os contribuintes ainda podem enviar sua declaração por meio do programa ou aplicativo utilizado pela Receita Federal. Você pode receber um aviso da Receita Federal informando o valor da multa, incluindo a data de vencimento, usando esses recursos.

Caso o contribuinte não entregue a declaração do imposto de renda dentro do prazo estabelecido, ele será multado pelo ato. A multa é calculada sobre o valor total da renda tributável apurada na declaração e pode chegar a 20% do imposto devido. Além da multa, o contribuinte pode ter a declaração substituída por uma declaração feita pelo Fisco, na qual os valores são estimados, o que pode gerar um imposto ainda maior a ser pago.

A declaração do imposto de renda é um documento importante que deve ser enviado anualmente, mesmo que esteja atrasada. Enviar a declaração atrasada pode acarretar em multas e juros, além de dificultar a obtenção de crédito no futuro. Portanto, é importante se manter em dia com a declaração do imposto de renda para evitar problemas.