eSocial: Código de Acesso Será Descontinuado – Entenda as Mudanças e Como se Adaptar

Tempo de leitura: 2 minutos

No mundo da contabilidade, estar atualizado com as últimas notícias e tendências é fundamental para garantir o sucesso de uma empresa. Um dos temas mais relevantes atualmente é o fim do código de acesso do eSocial. Neste artigo, explicaremos em detalhes as mudanças que ocorrerão, como isso afetará as empresas e o que é necessário fazer para se adaptar a essa nova realidade.

O fim do código de acesso do eSocial

A partir do dia 1º de abril, o código de acesso ao eSocial será descontinuado. Essa medida tem como objetivo simplificar o processo de autenticação dos usuários e promover maior segurança às informações prestadas pelos contribuintes.

Alternativas para o acesso ao eSocial

Com o fim do código de acesso, as empresas deverão optar por uma das seguintes alternativas para acessar o eSocial:

Certificado Digital

O Certificado Digital é uma identidade eletrônica que garante a autenticidade, a confidencialidade e a integridade das transações realizadas no ambiente digital. Ele pode ser do tipo A1, que é armazenado no computador, oudo tipo A3, que é armazenado em um dispositivo físico, como um token ou smart card.

Conta Gov.br

A conta Gov.br é a plataforma de autenticação do Governo Federal que permite o acesso a diversos serviços públicos digitais de forma unificada. Para acessar o eSocial por meio dessa conta, é necessário realizar um cadastro prévio no portal Gov.br.

Impactos da mudança para as empresas

As empresas precisarão se adaptar às novas formas de acesso ao eSocial, o que pode gerar alguns impactos:

Investimento em Certificado Digital

As empresas que não possuem Certificado Digital precisarão adquirir um para continuar acessando o eSocial. Isso pode gerar custos adicionais, já que os certificados têm validade limitada e precisam ser renovados periodicamente.

Treinamento e adaptação dos profissionais

A utilização do Certificado Digital ou da conta Gov.br pode exigir treinamento e adaptação dos profissionais envolvidos no processo. É fundamental garantir que todos estejam aptos a utilizar as novas formas de acesso e a lidar com eventuais dificuldades que possam surgir.

Leia: SST no eSocial: Perguntas e respostas