Fluxo de caixa e controle financeiro: entenda a importância para o sucesso da sua empresa

Tempo de leitura: 3 minutos

Fluxo de caixa e controle financeiro
Fluxo de caixa e controle financeiro

Fluxo de caixa e controle financeiro são fundamentais para manter o bom funcionamento de uma empresa e são chaves para o sucesso de qualquer negócio.

Essa gestão proporciona uma análise clara da saúde financeira de uma empresa, compreendendo as condições e desafios atuais e futuros, e quais decisões são mais certas para o desenvolvimento e crescimento da empresa.

Para tomar todos esses cuidados, é preciso entender que existem algumas ferramentas que são consideradas necessárias para manter esse controle, as duas principais são o fluxo de caixa e as notas fiscais de entrada e saída.

Continue a leitura e entenda por que fluxo de caixa e controle financeiro são tão importantes para as empresas.

O que é fluxo de caixa

Fluxo de caixa e controle financeiro
Fluxo de caixa e controle financeiro

O fluxo de caixa é uma ferramenta que ajuda os empreendedores a controlar com precisão as contas a pagar e a receber. Por meio dele, é possível acompanhar as movimentações financeiras de uma empresa, ver como manter o saldo, demonstrar se há falta ou excesso de recursos ao final de um determinado período e se é possível negociar prazos maiores ou menores com clientes e fornecedores.

Ele permite que os gestores vejam o que realmente está acontecendo na empresa, permitindo-lhes estudar as melhores decisões relacionadas ao capital do negócio. Com isso em mente, você pode:

  • Oferecer prazos de pagamento flexíveis aos consumidores sem comprometer a missão da empresa;
  • Analisar quando as atividades são subsidiadas por meio de empréstimos ou financiamentos;
  • Descubra se haverá excesso ou escassez de capital no futuro;
  • Saiba quando negociar contratos de longo prazo com fornecedores.

Você sabe a diferença de Nota Fiscal de entrada e de saída?

Entender a diferença entre Nota Fiscal de entrada e de saída é muito importante para garantir o controle financeiro da sua empresa.

As notas de entrada são emitidas sempre que mercadorias ou serviços entram na empresa e são usadas para legalizar remessas de produtos entre fornecedores e clientes. Devem ser emitidas nas situações a seguir:

  • Quando a venda for devolvida, o produto será devolvido ao estoque porque o comprador, pessoa física, não emite nota fiscal;
  • Se profissionais autônomos processam ou industrializam produtos;
  • Se o produto enviado à exposição for devolvido à empresa de origem;
  • Para entrada de mercadorias importadas diretamente do exterior.

As notas de saída são emitidas quando os clientes compram produtos ou serviços da empresa. Por meio delas, você pode controlar estoque, faturamento, gerenciar novos pedidos e muito mais.

Entenda a relação entre fluxo de caixa e controle financeiro  com notas fiscais de entrada e de saída

Afinal, qual é exatamente a relação entre fluxo de caixa e notas fiscais? O fluxo de caixa é um dos principais controles financeiros de uma empresa e é formado a partir da entrada (recebimento) e saída (pagamento) do saldo inicial de caixa/banco e faturas.

Assim, para ter um fluxo de caixa saudável, a soma do caixa/saldo bancário adicionado às notas de entrada, ou seja, os recebimentos, deve ser maior ou igual às notas de saída, os pagamentos.

Por fim, o fluxo de caixa é fundamental para assumir e organizar todas as entradas e saídas, identificar ganhos e perdas monetárias, evitando gastos desnecessários para otimizar o uso de capital no negócio e melhorando a tomada de decisão baseada em dados, além de proporcionar possibilidades de previsão e estimativa, definindo estratégias preventivas e ajustes no orçamento, e garantindo o cumprimento das obrigações, evitando aborrecimentos com a justiça, como embargos e multas.

Leia também: O que é DRE em Contabilidade? Saiba como é feita e qual a importância para o sucesso da empresa

Conheça a Arka Online Contabilidade, escritório online e digital especializado em micro e pequenas empresas. Nossos planos incluem emissor de Notas Fiscais e Consultoria Tributária.

Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Será um prazer te atender!