Motivos pelos quais a empresa não pode demitir o Funcionário

Tempo de leitura: 5 minutos

O desemprego é uma realidade que afeta milhões de brasileiros e, por isso, a informalidade cresce cada vez mais. Por conta disso, é importante ficar por dentro de quais motivos podem levar um trabalhador a ficar sem o seu sustento. No entanto, há situações específicas onde a empresa não pode demitir o funcionário. Entenda mais sobre o assunto logo abaixo!

Alguns motivos em que a empresa não pode demitir funcionário

Motivo: Saúde do funcionário

Ao sofrer alguma doença ou acidente no ambiente de trabalho, o trabalhador tem a garantia da estabilidade na empresa. Segundo a legislação, ele tem direito a receber auxílio-doença por um período de 12 meses e também à realocação para outra função sem prejuízo salarial. Isso mostra que o legislador se preocupou com a segurança e bem-estar do seu funcionário.

Motivo: Gestação

Segundo a legislação trabalhista, as mulheres grávidas não podem ser demitidas sem que seja confirmada a gravidez em até 5 meses após o parto. Isso significa que, na prática, as gestantes gozam de proteção legal durante esse período.

Mulheres que passaram por um aborto espontâneo não têm direito à estabilidade, mas podem permanecer em repouso durante duas semanas após o procedimento. Vale lembrar que esse período é de extrema importância para a recuperação da mulher.

Apesar da legislação não garantir essa estabilidade, as mulheres que passaram por um aborto espontâneo merecem todo o nosso apoio e carinho. Dê-lhes a força necessária para superar esse momento difícil!

Motivo: Prestes a se aposentar

Aposentadoria é um momento muito especial na vida de uma pessoa, não só pelo fato de deixar o emprego e se aposentar oficialmente, mas também porque é o início de uma nova etapa. Por isso, o empregador não pode dispensá-la.

O tempo que antecede a essa importante data é chamado período de 12 a 24 meses e nele a pessoa continua trabalhando normalmente, recebendo os salários como sempre.

Esse período serve para que ela se prepare para a nova fase da vida e consiga se adaptar às mudanças. Aposentadoria é um marco na vida de qualquer pessoa e todos os direitos dela devem ser respeitados.

Motivo: Dissídio coletivo

Segundo a lei, trabalhadores não podem ser demitidos 30 dias antes de uma negociação coletiva. Isso porque, nesse período, a empresa é obrigada a pagar a indenização equivalente a um salário.

Sendo assim, os funcionários têm mais segurança para defender seus direitos e podem conversar com tranquilidade sobre os benefícios que desejam conquistar. A lei visa garantir que as negociações sejam feitas de forma justa e igualitária para todos os envolvidos.

Motivo: Representante sindical

Os trabalhadores que atuam como representantes de algum sindicato e os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) não devem ser demitidos durante o seu mandato nem no ano seguinte após o término do cargo. Isso é garantido pela Constituição Federal, artigo 8º, Inciso IV. Além disso, esses funcionários têm direito a estabilidade no emprego. Portanto, é importante que as empresas respeitem esse direito e não demitam esses trabalhadores sem motivo justificado.

A estabilidade não é absoluta

Segundo a legislação trabalhista, o empregado pode ser demitido pela empresa em diversas situações. Vejamos algumas!

Na Demissão por justa causa

A demissão por justa causa é um processo administrativo que ocorre quando o empregado comete uma falta grave na empresa, tornando-se necessário o seu desligamento. A penalidade pode ser a dispensa sem direito à indenização.

Os motivos que levam à demissão por justa causa podem variar bastante, mas os mais comuns são: atraso no comparecimento ao trabalho, embriaguez ou uso de drogas durante o expediente, desrespeito a superiores hierárquicos, danos materiais cometidos contra a empresa etc.

Por isso, é importante que o funcionário esteja ciente das regras da empresa e não cometa nenhum erro grave para não correr o risco de ser demitido.

Na Extinção da empresa

NA extinção da empresa funcionários que participam da CIPA ou atuam como representantes sindicais, podem ser dispensados sem justa causa, pois a estabilidade está relacionada às atividades da empresa.

Na Indenização da gestante

A empresa pode oferecer à funcionária gestante uma indenização proporcional ao restante do período estável. Dessa forma, a funcionária pode manter sua estabilidade financeira e a empresa cumprir com suas obrigações legais.

Na solicitação do empregado

O funcionário tem o direito de abrir mão de trabalhar na empresa e solicitar formalmente o seu pedido de demissão. Esse é um processo que exige organização, planejamento e cuidado, para que tudo saia da melhor forma possível.

Conclusão

Existem diversos motivos pelos quais uma empresa não pode demitir seu funcionário. Alguns deles podem ser legais, como saúde, gestação, pré-aposentadoria, dissídio coletivo e representação sindical. Outros motivos são mais ligados à estrutura da empresa, como o custo da demissão ou a extinção da empresa.

De qualquer forma, é sempre importante entender os motivos pelos quais uma empresa não pode demitir seu funcionário para que você possa se proteger caso esteja passando por uma situação de desemprego.

ARKA Online Notícias

ARKA Online Contabilidade

Leia também: Link Building: reduza o risco, maximize a recompensa