Novas Aprovações de Aposentadorias pelo INSS e a Importância do Planejamento Previdenciário

Tempo de leitura: 2 minutos

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovou recentemente 463.568 novos benefícios, conforme divulgado no portal de transparência da Previdência Social. Este número expressivo gerou grande repercussão e levantou diversas questões sobre os processos de aprovação e indeferimento de benefícios.

Principais Pontos de Destaque

  1. Motivos de Indeferimento: O portal de transparência da Previdência Social também destaca os principais motivos pelos quais os benefícios são negados. Entre eles estão: deficiência de longo prazo não comprovada, incapacidade temporária não comprovada na perícia médica, e falta de comprovação de vínculo de companheiro para pensão por morte.
  2. Benefícios Temporários: Mais de 50% dos benefícios aprovados são temporários, como auxílio-doença e salário-maternidade. O auxílio-doença é concedido por um período determinado, enquanto o salário-maternidade é concedido por quatro meses.
  3. Aposentadorias: Dentre as aposentadorias aprovadas, estão a aposentadoria por idade, aposentadoria híbrida, aposentadoria urbana, aposentadoria por tempo de contribuição e aposentadoria especial. A aposentadoria especial, por exemplo, representou apenas 4% das aprovações.
  4. Planejamento Previdenciário: A importância do planejamento previdenciário é enfatizada, especialmente considerando as mudanças após a reforma da Previdência. Muitos indivíduos estão pagando mais do que deveriam por falta de planejamento adequado.
  5. Calculadora da Aposentadoria: Uma ferramenta disponível no site permite que os interessados calculem o tempo de serviço necessário para se aposentar. Esta ferramenta é essencial para evitar o principal motivo de indeferimento, que é a falta do tempo de serviço necessário após a reforma da Previdência.

Conclusão

A recente aprovação de um grande número de benefícios pelo INSS destaca a necessidade de estar bem informado e preparado. Com as constantes mudanças nas regras da Previdência, é essencial fazer um planejamento adequado e utilizar as ferramentas disponíveis para garantir que os direitos sejam atendidos. Além disso, é fundamental estar atento aos motivos comuns de indeferimento para evitar erros e garantir a aprovação do benefício desejado.

Leia: O Direito ao BPC para Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla