O Dinheiro Realmente Define o Sucesso?

Tempo de leitura: 3 minutos

Por vezes, ouvimos dizer que "embora o dinheiro não compre felicidade, certamente me faz rir muito". Esta afirmação, obviamente, foi feita por alguém que não apenas recebeu dinheiro, mas também teve tempo para gastá-lo. A verdade, porém, é que o dinheiro por si só não cria alegria. Ser capaz de ter tempo para gastá-lo e fazer coisas com quem você ama é o que verdadeiramente define a felicidade e o sucesso.

Empreendedorismo e Liberdade

Quando as pessoas desejam se tornar empreendedoras, elas não pensam realmente no trabalho. Elas pensam na liberdade. E é aí que reside a verdadeira definição de sucesso. Sucesso é liberdade. Sucesso significa que você pode tirar o dia de folga para passar com seus filhos em uma viagem de campo. Sucesso significa que, se você quiser desfrutar de um café da manhã tranquilo com seu cônjuge no domingo de manhã, você pode.

O sucesso significa que, se você quiser fazer aquela viagem para o Nepal, você pode. Sim, o dinheiro ajuda a pagar por essas coisas, mas o dinheiro é apenas o meio pelo qual você pode adquiri-las e qualquer pessoa pode ganhar dinheiro. No entanto, nem todos que têm dinheiro também têm tempo para realmente aproveitá-lo. O tempo é finito. O dinheiro, não.

O Valor do Tempo

Timothy Ferriss, em seu livro "Trabalhe 4 horas por semana", diz: "Para aproveitar a vida, você não precisa de bobagens sofisticadas, mas precisa controlar seu tempo e perceber que a maioria das coisas simplesmente não é tão séria quanto você as considera". E é por isso que priorizar as coisas que você faz com base no dinheiro muitas vezes se volta contra você.

Ao invés disso, baseie tudo o que você faz no tipo de tempo que isso vai custar. O que isso vai te afastar do que você realmente gostaria de estar fazendo? Algumas coisas, é claro, têm que ser feitas e nós não queremos fazê-las. No entanto, a maioria dessas coisas pode ser terceirizada e trabalhada em torno das coisas mais importantes na sua lista de tarefas.

A maioria das coisas pode simplesmente esperar.

Sucesso e Gestão do Tempo

As pessoas que são verdadeiramente bem-sucedidas na vida percebem a verdade dos limites do tempo e fazem tudo o que podem para aproveitar ao máximo o tempo que têm. É por isso que algumas das pessoas mais bem-sucedidas que você conhece são tão produtivas. Pessoas bem-sucedidas muitas vezes vivem de acordo com seus calendários e agendas. Isso pode parecer pouco romântico, mas a verdade é que a programação de trabalho e diversão tornará sua vida melhor de muitas maneiras.

De fato, pegue seu calendário agora mesmo e primeiro programe todas as coisas que você quer fazer com sua família e para você mesmo que não estão relacionadas ao trabalho. Depois de ter feito isso, você pode encaixar o trabalho em torno dessas coisas. Esse é todo o ponto de se tornar um empreendedor - ter liberdade, mas é importante lembrar o que realmente constitui a liberdade.

Não o dinheiro, mas o tempo. Quanto vale o seu tempo?

Leia: Licitações: Vencendo o Jogo da Proposta

Conclusão

O dinheiro, por si só, não define o sucesso. É a liberdade que o dinheiro pode proporcionar - a liberdade para fazer o que você ama, quando quiser - que realmente conta. A chave para alcançar essa liberdade e, portanto, o sucesso, está no gerenciamento eficaz do tempo. Afinal, é o tempo, não o dinheiro, que é nosso recurso mais valioso.

Lembre-se sempre disso: é o seu tempo que realmente vale. Como você vai investi-lo?