O Segredo Revelado para Duplicar a Sua Produtividade

Tempo de leitura: 3 minutos

A produtividade só importa no contexto do que você quer realizar. Ser produtivo a serviço de seus maiores objetivos e seu impacto é o que importa. Quer ter mais impacto? Para isso, não pode desperdiçar seu precioso tempo e energia em coisas que não importam, que não têm impacto.

O Problema da Distração

É assustadoramente fácil se perder em trabalho ocupado, aqueles itens que 'vão demorar apenas um minuto', e 2 horas depois, às vezes no final de um dia inteiro, você não fez uma coisa substancial. Parece familiar? Aqui está o segredo para evitar dias improdutivos como esse. Primeiro, um pouco de contexto.

O foco é um alto nível de concentração que é mais eficaz na resolução de problemas, atenção a outras pessoas em reuniões e em conversas, e no processo criativo, entre outras coisas. Quando o foco é interrompido por uma distração, como uma notificação na tela que flutua, uma escolha para 'apenas dar uma olhada rápida' em algo que surgiu em sua mente, ou uma pessoa real batendo à sua porta, sua capacidade de focar é comprometida.

O Impacto das Distrações

Pesquisas mostram que na verdade leva 10 minutos para retornar ao mesmo nível de foco. Algumas fontes dizem 15 minutos. Enquanto isso, sua produtividade está baixa e você está gastando energia, e tempo, para voltar aos trilhos.

Por causa desse efeito, mesmo que optemos pela estimativa mais baixa, se você for interrompido três vezes por hora, o que não é incomum para a maioria das pessoas, você perdeu 30 minutos de foco. Aqui está o que isso significa. Metade do seu tempo é perdido para qualquer distração que você permitiu em seu mundo.

A Solução: Eliminar as Distrações

Gostaria de ter esse tempo e esforço de volta, essencialmente dobrando sua produtividade? Você pode. Como? Elimine as distrações.

Entre em seus dispositivos e pare as notificações na tela e audíveis. Desligue seu telefone ou coloque-o em outra sala, fora de vista e audição. Feche sua porta e avise as pessoas para não interromperem. Use as ferramentas que precisar, incluindo aquelas que o impedem de visitar plataformas distrativas como o Facebook.

Essas são dicas úteis, mas muitas vezes não é tão fácil quanto eliminar as distrações. Reduzir ou eliminar distrações requer que você se comprometa com o que é importante para você. Para superar seu medo de que você realmente vai realizar isso - O que isso significará para você e seu negócio? Quem você tem que ser para viver a nova realidade? - você tem que se comprometer.

A decisão de se comprometer está no coração de parar as distrações.

Leia: Aprendizado ao Longo da Vida: Aventura Sem Fim

Conclusão

Distrações impedem você de se concentrar no que é mais importante para você. Mesmo que você sinta que não pode parar todas as distrações, comprometa-se a parar a maioria delas, e você verá um aumento no que é capaz de realizar. Você estará mais feliz, menos cansado e mais realizado no final de um dia.

Claro, existem muitas maneiras de aumentar sua produtividade, mas esta se destaca em seu, bem, impacto. Reduza suas distrações, e você terá muito mais energia e tempo para fazer aquelas coisas que permitirão que seus lucros e seu impacto disparem.