Países Onde Dar Gorjeta é Considerado Desrespeitoso

Tempo de leitura: 1 minuto

Dar gorjeta é uma prática comum em muitos países, mas em alguns lugares, é considerado rude ou até mesmo desrespeitoso. Aqui estão três países onde dar gorjeta é considerado um costume malvisto:

  • Japão

No Japão, dar gorjeta é visto como uma forma de subestimar o serviço prestado. Os funcionários do setor de serviços são pagos um salário digno e não esperam gorjetas como forma de gratificação. Na verdade, se você oferecer uma gorjeta a um funcionário japonês, ele pode se sentir constrangido ou até mesmo ofendido.

  • China

Na China, dar gorjeta também é considerado rude. Os chineses acreditam que dar gorjeta é uma forma de subornar o funcionário. Se você oferecer uma gorjeta a um funcionário chinês, ele pode recusar ou até mesmo devolver o dinheiro.

  • Rússia

Na Rússia, dar gorjeta era considerado rude durante a era soviética. Hoje, a prática está se tornando mais comum, mas ainda é vista como um sinal de arrogância ou depreciação do serviço prestado. Se você for a um restaurante na Rússia, não é necessário dar gorjeta. No entanto, se você quiser deixar uma gorjeta como forma de expressar sua gratidão pelo serviço, é importante fazer isso de forma discreta.

Se você estiver viajando para um desses países, é importante estar ciente da cultura local e evitar dar gorjetas. Fazê-lo pode ser visto como um insulto ou desrespeito e pode causar constrangimento para você e para o funcionário.

Leia: Vem aí o FGTS Digital: Uma Nova Era para Empregadores e Trabalhadores