Como criar do zero um planejamento financeiro da sua empresa

Tempo de leitura: 6 minutos

O planejamento financeiro é parte do processo de abertura de uma empresa de sucesso. Geralmente, empreendedores de diferentes segmentos possuem a ansiedade de começar a trabalhar em seu próprio negócio, porém podem falhar pelo fato de não desenvolverem um bom planejamento.

Planejamento Financeiro
Planejamento Financeiro

Questões relacionadas a documentos jurídicos, cálculos de custos e despesas iniciais, disponibilização de capital inicial e de giro e entre outros fatores devem ser descritos em um projeto que contenha todas as informações especificadas.

No contexto da estruturação de um projeto empresarial, esse tipo de plano é parte do posicionamento estratégico de criação de uma empresa permitindo ampliar a visão sobre as metas e objetivos futuros do novo negócio.

O que é planejamento financeiro?

Trata-se de um documento que define as principais diretrizes do negócio em determinado ambiente de atuação, cujo conteúdo e informações ajudarão o empreendedor a tomar as melhores decisões de forma correta e mais rápida.

Em uma visão geral, esse documento deve conter as metas iniciais da empresa, bem como os seus objetivos financeiros, determinação das ações e ferramentas cabíveis para a realização das principais tarefas, organização de processos internos, decisões para a manutenção das contas, definição de despesas e receitas, direcionamento de investimentos, organização do faturamento, determinação da margem de lucro a ser alcançada, a receita líquida, procedimento dedicado para o controle de fluxo de caixa e previsão de cenários financeiros internos e externos.

A importância do projeto

Por se tratar de um projeto importante e obrigatório para garantir o sucesso empresarial do negócio, ao reunir todas as informações essenciais é preciso procurar identificar a viabilidade financeira do negócio no decorrer de determinado ciclo de tempo e de atuação no mercado visando garantir a existência da empresa no tempo presente e nas previsões futuras de atuação no mercado.

Mesmo estando atrelado ao setor financeiro da empresa que está em processo de institucionalização ou de formação, podemos verificá-lo como um planejamento estratégico que ajuda a organizar as finanças da melhor forma possível, principalmente, para a manutenção do fluxo de caixa.

Criando do zero um planejamento financeiro da sua empresa

A seguir apresentamos os principais passos de como realizar o planejamento financeiro de modo profissional e bem orientado.

1 – Analise o momento atual

O empreendedor deve realizar um diagnóstico da situação atual do seu negócio, mesmo que ele esteja no estágio inicial de inserção de mercado e de produção.

Nessa primeira etapa, o empreendedor ou gestor precisa ter olhar profissional para o posicionamento da sua empresa no mercado de atuação, identificando os pontos positivos e negativos de sua empresa ou marca inicial, buscando enxergar ameaças e oportunidades no ambiente externo.

2 – Identificação de despesas e receitas

É importantíssimo mapear dados referentes a despesas e receitas por meio de uma planilha de controle financeiro que permitirá registrar as despesas dos primeiros meses de atividades como forma de compreender em qual nível está a condição financeira e do capital de giro.

Por meio dessa planilha o empreendedor conseguirá detalhar os custos e despesas variáveis e fixas do negócio, abrangendo os custos recorrentes como contas de energia, telefone, aluguel, salários, custos de cada fornecedores; os custos pontuais referentes à contratação de fornecedores e manutenção de equipamentos, permitindo ainda inserir dados de investimentos futuros para incremento de novas ações de mercado.

Nas planilhas é possível documentar dados das receitas da empresa, bem como os valores já pagos e recebidos pela empresa.

3 – Metas e objetivos

É importante que a empresa saiba onde ela quer chegar. O empreendedor deve definir as metas e os objetivos como forma de poder identificar as fontes de receitas e demais despesas pensando a curto, médio e longo prazo como forma de determinar novas estratégias de produção e de vendas.

Considerando essas questões, o empreendedor definirá as metas financeiras a serem alcançadas e que farão sentido perante os prazos e objetivos plenos.

Lembrando que as metas podem ser mensal, semestral e anual conforme o intervalo de vendas e projeção de mercado. Porém, as metas devem ser, ao mesmo tempo, desafiadoras e realistas conforme o mercado de atuação e os investimentos realizados.

4 – Projeção de cenários

O planejamento financeiro é um documento ou ferramenta muito útil para a projeção de cenários de negócios. Depois de ter os objetivos e metas bem definidos, o empreendedor pode pensar em projetar cenários de elevação de vendas, aceitação da marca de seus produtos, readequação de seus produtos e serviços para atender um novo público, buscar novos investidores e ter a capacidade de superar problemas futuros.

Sendo assim, é fundamental realizar uma previsão de cenários financeiros por meio de um plano de negócio ou plano financeiro realista.

5 – O plano de ação

Depois de organizar todas as informações em planilhas e descrever todo o projeto com metas e objetivos claros, é importante gerar um plano de ação que indique para o empreendedor e sua equipe de colaboradores os principais passos de como colocar os objetivos em prática.

Nesse tópico é indicado descrever quais as melhores ações e práticas devem ser colocadas em prática nos setores de vendas, marketing, tecnologia, atendimento, finanças e entre outros.

6 – Precificação

O plano financeiro pode conter ainda todos os orçamentos, custos e preço final do processo produtivo, principalmente para indicação ou adequação de um preço final.

Essa questão deve considerar a concorrência, as práticas de preços de mercado, os custos atuais envolvidos, o nível de investimento existente na empresa e demais custos e despesas atrelados à produção de produtos e serviços.

7 – Monitoramento e controle

Com todos os dados organizados, planejamento e ações bem direcionadas, com tudo sendo colocado em prática a empresa deverá sempre monitorar as ações e controlar todo o fluxo de dinheiro na empresa.

Planejamento Financeiro
Planejamento Financeiro

Ter pleno conhecimento sobre o controle financeiro permitirá aos gestores acompanhar o verdadeiro fluxo de caixa, calcular a margem de lucro e o retorno sobre investimento (ROI).

Conclusão

Neste artigo apresentamos os sete fatores mais importantes para a elaboração do planejamento financeiro de modo seguro e bem direcionado, compreendendo que o planejamento e controle das finanças de uma empresa é parte fundamental para o sucesso da empresa.

Leia também: Confira quais são os documentos que comprovam atividade especial

ARKA Online Notícias

ARKA Online Contabilidade