Algumas considerações sobre os direitos a um ponto comercial

Tempo de leitura: 6 minutos

Adquirir um ponto comercial no Brasil é possível, no entanto, é importante ter alguns cuidados para preservar os direitos de utilizar o espaço, abaixo, preparamos um pequeno guia explicativo sobre as principais considerações sobre estabelecimentos comerciais.

Ponto comercial
Ponto comercial

Principais direitos ao ponto comercial que o inquilino deve conhecer!

Podem ter acesso ao comércio o varejista e o empresário, para que o negócio possa ter sucesso é necessário que haja este ponto, pois permitirá a captação e manutenção da clientela, para que seja possível evitar abusos na locação, houve a criação da "Lei de Luvas" (promulgada em 1934).

 

Esta é uma lei que oferece proteção a todo inquilino de imóveis não residenciais, um dos direitos mais comuns se refere a renovação do contrato, que deve ser feita compulsoriamente, a ação neste caso, é conhecida como "ação renovatória de contrato de locação", que está prevista dentro da Lei do Inquilinato.

 

É importante que o prazo de locação esteja bem colocado no contrato, para que ambas as partes estejam cientes, a exploração do ramo de atividade deve ser de pelo menos 3 anos, as obrigações contratuais, por exemplo,  aluguel, condomínio, fundo de promoção, seguro, impostos, taxas, devem ser incluídas no contrato.

 

Com relação ao repasse do ponto, é fundamental que haja a concordância por escrito do locatário. Abaixo, listamos 3 direitos fundamentais na locação comercial, fique atento:

1º Prazo de locação

Este prazo é uma informação extremamente importante, pois com a definição do período, o locador apenas pode reaver o imóvel em situações específicas, em determinação legal, por exemplo, que ocorre quando o locador realmente está necessitando do imóvel.

2º Renovação compulsória

É importante respeitar o que diz a Lei do Inquilinato, sobre o Direito de Inerência, assim, com a renovação compulsória, o inquilino pode continuar exercendo as suas atividades normalmente, também temos que lembrar da importância de colocar a assinatura de ambas as partes no contrato.

3º Reformas no imóvel

Se houver melhorias antes da locação, você deve pedir ao contador, que coloque uma cláusula mencionando estas melhorias, a regra é também válida para casos de renovação de contrato, principalmente quando o inquilino é quem pagou as melhorias.

O que compõe o contrato comercial?

Para quem ainda não sabe, o contrato comercial tem vários formatos, estes contratos são essenciais porque possuem amparo no Código Civil Brasileiro, também é necessário não esquecer que existem diferenças entre contratos comerciais e civis.

 

A função do contrato é de criar, regular ou encerrar uma relação de natureza patrimonial,  destinada à realização de uma  atividade empresarial. Através do contrato, os contratantes podem evitar maiores danos no futuro, para que possa ser considerado completo, o contrato comercial deve conter:

 

  • Valor da mensalidade do aluguel;
  • Taxas, reajustes e prazo do contrato em local explícito;
  • Cláusula relacionada à utilização do espaço;
  • Métodos de pagamento;
  • Rescisão;
  • Reparos e benfeitorias realizadas no imóvel;
  • Obrigações e direitos do locador e locatário;
  • Cláusulas sobre renovação de contrato.

 

Se você não tem nenhuma experiência com ponto comercial, está necessitando de ajuda para elaborar um contrato, saiba que a equipe da Arka Online pode ajudá-lo, pois temos experiência com contratos para micro e pequenas empresas.

Prazo mínimo do contrato comercial

Para redigir o contrato comercial, é necessário colocar "locação não residencial", assim, é possível entender quais são as diferenças relacionadas aos efeitos dos prazos, atualmente, no Brasil, podemos encontrar contratos de 24 meses, 30 meses ou até 5 anos, de acordo com o tipo de estabelecimento disponível.

O que diz a Lei nº 8.245/91?

A chamada Lei de Locação é utilizada para bens imóveis, podendo ser residencial ou não residencial, em áreas urbanas, veja um pequeno trecho dos primeiros 3 artigos, que tratam de imóveis urbanos regulares:

 

"Art. 1º A locação de imóvel urbano regula - se pelo disposto nesta lei:

Parágrafo único. Continuam regulados pelo Código Civil e pelas leis especiais:

 

  1. a) as locações:
  2. de imóveis de propriedade da União, dos Estados e dos Municípios, de suas autarquias e fundações públicas;

 

  1. de vagas autônomas de garagem ou de espaços para estacionamento de veículos;

 

  1. de espaços destinados à publicidade;

 

  1. em apart- hotéis, hotéis - residência ou equiparados, assim considerados aqueles que prestam serviços regulares a seus usuários e como tais sejam autorizados a funcionar;

 

  1. b) o arrendamento mercantil, em qualquer de suas modalidades.

Art. 2º Havendo mais de um locador ou mais de um locatário, entende - se que são solidários se o contrário não se estipulou.

 

Parágrafo único. Os ocupantes de habitações coletivas multifamiliares presumem - sejam locatários ou sublocatários.

 

Art. 3º O contrato de locação pode ser ajustado por qualquer prazo, dependendo de vênia conjugal, se igual ou superior a dez anos."

 

Para consultar a lei na íntegra, basta consultar o site do Palácio do Planalto.

O que significa o aviamento no Direito Empresarial?

O aviamento é uma parte do ponto comercial, é fruto da boa organização entre elementos e fatores produtivos, que envolvem a atividade empresarial, são apenas um conjunto de técnicas que um empresário utiliza para administrar uma determinada empresa, com o objetivo de gerar lucros.

 

O aviamento é relacionado com a reputação do empresário, somente pode ser transferido o estabelecimento comercial, os fatores que formam o aviamento, podem ser materiais ou imateriais, no dicionário Michaelis, a palavra aviamento quer dizer:

 

  1. Ato ou efeito de aviar; aparelhamento, aprestamento, avio;
  2. Ação de despachar, enviar, expedir;
  3. Estratégia para se dar andamento ou finalizar um negócio;
  4. Ato ou efeito de atuar, em conjunto com os outros, tendo em vista um mesmo fim; auxílio, coadjuvação, cooperação.

 

Se ainda existe mais alguma dúvida sobre direitos e pontos comerciais, nossa contabilidade online está à disposição para esclarecer as suas dúvidas, seja claro e objetivo na hora de elaborar um contrato, tenha a ajuda de um contador e evite problemas com o seu inquilino.

Como regularizar um ponto comercial?

Como regularizar um ponto comercial
Como regularizar um ponto comercial

Se você tem uma empresa e ainda não é regularizado(a), saiba que com a equipe da Arka Online, você pode ter acesso aos principais serviços de contabilidade, por exemplo:

 

  • Simples Nacional;
  • MEI;
  • Contabilidade trabalhista;
  • Gestão;
  • eSocial Doméstica;
  • IRPF, etc.

 

Portanto, para organizar a documentação do seu ponto comercial, fale agora mesmo com nossos especialistas em micro e pequenas empresas, MEI e eSocial Doméstico.

Leia também: Benefícios previdenciários bloqueados deverão ser analisados em até 30 dias

Arka Online Contabilidade

Arka Notícias