Benefícios previdenciários bloqueados deverão ser analisados em até 30 dias

Tempo de leitura: 1 minuto

O Governo Federal colocará em prática novas regras para bloqueio e suspensão dos benefícios previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), quando houver suspeita de fraude. As novas regras têm a finalidade de as fraudes que envolvem os benefícios do INSS.

Benefícios previdenciários
Benefícios previdenciários

Desde já, o benefício sob suspeita é bloqueado, de forma cautelar, antes que o segurado apresente a sua defesa.

A partir do comunicado do INSS, o segurado terá 30 dias para apresentar a sua defesa e os documentos comprobatórios do seu direito ao benefício.

Já o INSS, terá 30 dias para fazer a análise e decidir desbloquear ou suspender o pagamento do benefício.

Caso o INSS não conclua a análise processual dentro do prazo, o pagamento será automaticamente desbloqueado. E esse desbloqueio somente não será feito caso o segurado não tenha apresentado sua defesa, conforme a portaria publicada no Diário Oficial no último dia 27.

Ainda de acordo com as novas regras, enquanto durar o bloqueio cautelar, não é permitido entrar com recurso no Conselho de Recursos da Previdência Social.

Saiba que fazer se o seu benefício for bloqueado?

  • Desde o recebimento da notificação, o segurado deve agendar em até 30 dias o atendimento em uma agência da Previdência (pelo telefone 135 ou no site meu.inss.br)
  • No atendimento do INSS,o segurado deve apresentar a documentação solicitada e pedir a correção da falha que ocasionou a convocação.
  • INSS tem 30 dias para realizar a análise da defesa e dar o seu parecer. Caso não obedeça o prazo, deverá desbloquear o pagamento.
  • Se o INSS decidir pela suspensão do benefício, o segurado ainda poderá recorrer à Junta de Recursos e também à Justiça.

Leia também: “Nem-nem”: Brasil é o 2º colocado dentre os países com mais jovens que nem trabalham nem estudam

ARKA Online Notícias

ARKA Online Contabilidade