Reforma Tributária: Uma Espera de Dois Anos para Finalmente Ver a Luz

Tempo de leitura: 2 minutos

O sonho da reforma tributária no Brasil tem sido adiado por muitos anos. Desde 2021, houve muitos debates entre congressistas e o Ministério da Economia para chegar a uma proposta consensual.

Entretanto, a morosidade dos parlamentares alcançou 2022 e colocou a reforma em segundo plano diante das eleições. Agora, com o novo governo federal, parece haver uma vontade política de fazer a reforma sair do papel.

Criação do Imposto Sobre Bens e Serviços (IBS)

O secretário especial da reforma tributária no Ministério da Fazenda, Bernard Appy, já projeta a criação do IBS para 2025. O IBS unificará a cobrança de impostos federais, estaduais e municipais, concentrando o PIS, a Cofins, o IPI, o ICMS e o ISS. No entanto, ainda não há previsão de quando o tributo será instituído.

O governo espera aprovar a emenda constitucional da reforma tributária sobre consumo ainda neste primeiro semestre e somente a partir daí considerar as mudanças na renda.

Desafios da Reforma Tributária

Um dos maiores desafios da reforma tributária é a definição da base de cálculo sobre cada produto e serviço que será cobrado pelo IBS. Outro problema é a integração do ICMS e do ISS, que pode gerar um conflito entre municípios e estados.

A União precisará tratar diretamente com os envolvidos para encontrar uma solução. Além disso, o Congresso pouco amigável com o governo federal também é um obstáculo para a reforma.

Fracasso na Reforma Tributária: Uma Luta Incessante pelo Sistema Simplificado e Justo

Em 1996, foi criada a Comissão de Reforma Tributária, que tinha como objetivo desenhar um novo sistema tributário para o país. No entanto, a comissão enfrentou muitos obstáculos e não conseguiu chegar a um consenso sobre como reformar o sistema tributário.

Em 2003, o então presidente Lula tentou implementar uma reforma tributária, mas o projeto acabou sendo engavetado devido à falta de consenso político.

Em 2012, foi criada a Comissão de Reforma Tributária da Câmara dos Deputados, que tinha como objetivo simplificar o sistema tributário e torná-lo mais justo. No entanto, o projeto acabou sendo arquivado sem avanços significativos.

Em 2019, o presidente Jair Bolsonaro tentou implementar uma reforma tributária, mas o projeto acabou sendo adiado devido à pandemia de COVID-19.

Apesar de todas essas tentativas, até hoje o Brasil ainda não conseguiu implementar uma reforma tributária eficaz e duradoura. O sistema tributário continua sendo complexo e injusto, o que tem um impacto negativo na economia e na vida das pessoas.

Leia: Como reaver ou compensar a retenção de 11% do INSS por empresas prestadoras de serviço

Conclusão

A reforma tributária no Brasil é um projeto desafiador, tanto do ponto de vista político quanto econômico. Será necessário solucionar todos os entraves e negociar com os partidos para garantir que a proposta finalmente seja aprovada.

Os próximos meses dirão o ritmo com que estão dispostos a resolver os desafios da reforma tributária.