Regime de caixa e de competência: suas diferenças para a contabilidade

Tempo de leitura: 6 minutos

O regime de caixa e de competência são parte de uma contabilidade responsável e merece por parte do empreendedor dedicação para melhoria de processos contábeis.

Regime de caixa e de competência
Regime de caixa e de competência

No momento da abertura de uma nova empresa, a primeira decisão obrigatória é selecionar o regime contábil sendo um dos dois a ser inserido na gestão do negócio.

Neste artigo explicaremos mais sobre os conceitos desses dois modelos de contabilidade.

Regime de caixa e de competência

O modelo de competência se refere a um tipo de registro do evento que ocorre na data de registro de determinado evento. Sendo assim o setor da contabilidade regime o modelo de competência como um tipo de registro do documento emitido na data do fato ou evento.

Na prática, o setor contábil utiliza o modelo de competência considerando as receitas, despesas, custos e investimentos tendo os valores contabilizados em determinado mês de registro de tal evento que gerou o documento.

Em relação ao regime de caixa, a contabilidade considera o registro de cada documento sobre a data de pagamento ou recebimento planejada, como ocorre com uma conta bancária.

O setor financeiro e contábil da empresa usa o método de regime de caixa considerando os cálculos das receitas, custos, despesas e investimentos conforme a data do pagamento de cada documento.

Principais diferenças

Considerando as principais diferenças de regime de caixa e de competência, podemos citar primeiramente o uso da data de compra no regime de competência e considerar a data de entrada do dinheiro no regime de caixa.

Registro de receitas e despesas

No modelo de registro de competência temos um método de realização do registro de cada lançamento de contabilidade na data da ocorrência. Considerando somente a data do documento da receita ou despesa registrada, sem considerar o valor pago ou recebido.

Na prática tinha um registro de receitas e de despesas. No registro de receitas tem a ocorrência em determinado período no qual temos as transações realizadas com terceiros.

Em relação ao registro de despesas ele ocorre quando os dados das despesas são registrados sempre que os valores ativos deixam de existir sempre em determinado período de competência.

A importância dos regimes

Ambos são essenciais para a organização dos dados de pagamento e de entrada de recursos financeiros, bem como para o pagamento de compras.

No segmento de competências, todos os relatórios são baseados no método de competência para identificação de transações anteriores ou futuras.

Trata-se ainda de uma ferramenta indicada para o planejamento financeiro, possibilitando mais previsibilidade dos custos e despesas.

O regime de competência no setor de contabilidade ajuda bastante na elaboração do DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício) sendo este um dos relatórios mais importantes para uma gestão.

Em relação ao regime de caixa, temos atividades opostas ao do regime de competência, pois as despesas e receitas são cadastradas no momento do pagamento e do recebimento como ocorre com uma conta bancária.

Ambos são modalidades importantes para a organização e até mesmo para garantir segurança de dados para a declaração de renda da empresa.

As despesas

No processo temos o registro das despesas quando todos os valores constam sempre como ativos e são registrados como efetivados como pagamentos.

Na legislação, as empresas de pequeno porte, mesmo as micro, podem atuar no programa de lucro presumido podendo realizar a contabilidade e o pagamento dos tributos.

A principal condição é a manutenção do controle dos recebimentos em determinado período e com a posse de arquivos de cada operação.

O melhor para a empresa

Gestores de diferentes empresas podem ficar na dúvida se devem escolher o regime de caixa e de competência, sendo que a principal diferença entre os dois é o método de registro.

O regime de competência permite a antecipação dos lançamentos com dados a serem usados para a organização e gestão da contabilidade, sendo também um procedimento obrigatório para registros contábeis.

No registro de caixa, a empresa organiza negociações no momento em que ocorre uma transação financeira, sendo muito usado pelo setor financeiro dedicado para o fluxo de caixa.

Considerando a partir do ponto de vista do setor de contabilidade, boa parte das empresas escolhe usar o regime de competência, lembrando que os pagamentos futuros serão uma realidade, calculando antecipadamente o cálculo dos impostos.

Mas, no regime de caixa, a empresa irá efetivar o pagamento dos tributos sempre que o dinheiro estiver no caixa da empresa.

O regime e a empresa

Normalmente, a empresa optante pelo Simples Nacional ou pelo método de tributação do Lucro Presumido pode escolher pelo regime de caixa ou competência.

Regime de caixa e de competência
Regime de caixa e de competência

Assim a empresa tem acesso a um processo de tributação baseado nos valores recebidos, por outro lado, a empresa tem acesso a um processo de tributação cujo período tenha recebido ou não algum valor.

Geralmente, no processo de regime de caixa, a empresa aplica o tributo sobre o valor recebido, caso a empresa tenha efetuado venda em trinta, sessenta ou noventa dias, poderá oferecer a tributação em cada mês e o valor recebido.

Na legislação, apenas empresas cadastradas no Simples Nacional e Lucro Presumido podem aderir ao Regime de Caixa e de Competência.

Devemos ressaltar ainda que a opção pelo método de competência ou de caixa é válida para todo tipo de exercício, somente podendo mudar de opção uma vez ao ano e no ciclo correto.

A determinação da opção é destinada conforme escolha do regime de tributação depois de um período de apuração. Em certos casos, o IRPJ e o CSLL são determinantes e apurados pelo regime de caixa, sendo obrigatório recolher o COFINS e o PIS.

Conclusão

Portanto, ao selecionar o regime de caixa e de competência é importante manter todos os dados em dia a serem cadastrados e registrados de forma correta.

Em todos os casos é comum contar com o apoio e orientação de um bom contador e comunicar todos os dados de entrada e saída de forma certa e bem orientada.

As empresas precisam determinar os regimes tributários e quais regimes serão de fato usados.

Leia também: Consulta ao lote residual de restituição de novembro é liberada

ARKA Online Notícias