Consulta ao lote residual de restituição de novembro é liberada

Tempo de leitura: 2 minutos

A consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física de novembro foi liberada pela Receita Federal hoje (23).

De acordo com a Receita, 556.685 contribuintes serão contemplados neste lote, que será pago até dia 30, e será liberado o valor total de R$ 1,2 bilhão.

Saiba como consultar o lote residual de restituição do Imposto de Renda

Para saber se está contemplado neste lote, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal e clicar no “Meu Imposto de Renda”. Depois, basta clicar em “Consultar a Restituição. Em seguida, será aberta uma página em que o contribuinte receberá algumas orientações e terá acesso a canais de prestação de serviço. Através dessa página, é possível acessar o e-CAC e realizar uma consulta detalhada da situação da declaração do Imposto de Renda, por meio do extrato de processamento.

Caso o contribuinte identifique alguma pendência na sua declaração, é possível retificar o documento, corrigindo as informações que estão incorretas.

É possível realizar a consulta sobre a liberação da restituição e ainda a situação cadastral de uma inscrição no CPF através do aplicativo da Receita para tablets e smartphones.

Pagamento da restituição

O pagamento da restituição do Imposto de Renda é realizado na conta bancária informada na declaração.

Caso o crédito não seja realizado, por algum motivo, como a desativação da conta informada, os valores ficam disponíveis para resgate no Banco do Brasil por até um ano. É possível reagendar o crédito dos valores de forma muito simples, através do Portal BB, ou entrando em contato com a Central de Relacionamento BB, através dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Se os valores não forem resgatados no prazo de um ano, o contribuinte deverá fazer um requerimento pelo Portal do e-CAC, no site da Receita Federal, acessando: “Declarações e Demonstrativos”, depois “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

 

Leia também: Projeto que aumenta o limite do Simples Nacional será votado em breve

 

ARKA Online Notícias

ARKA Online Contabilidade