Simples Nacional: Receita Federal Desenquadra Empresa por 3 anos pela Comercialização ilegal de Produtos Importados

Tempo de leitura: 2 minutos

A Receita Federal do Brasil, órgão responsável pela administração dos tributos federais e pelo controle aduaneiro, recentemente tomou uma medida drástica contra uma empresa sediada no Distrito Federal. A empresa foi desenquadrada do Simples Nacional, um regime tributário diferenciado e simplificado aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, devido à comercialização de produtos importados sem a devida legalização.

Os produtos em questão foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal em uma operação realizada em Gurupi, no estado do Tocantins. Após a apreensão, a mercadoria foi encaminhada para a Aduana em Palmas, capital do estado, para que fosse realizado o devido enquadramento legal. Foi constatado que a mercadoria estava sendo transportada sem a emissão da nota fiscal, um documento essencial que comprova a origem dos produtos e o pagamento dos impostos devidos.

A empresa, tentando regularizar a situação, providenciou a emissão da nota fiscal no dia seguinte à apreensão. No entanto, a fiscalização da Receita Federal considerou o documento inidôneo, ou seja, sem validade legal. Como resultado, foi aplicada a pena de perdimento, que é a perda definitiva dos produtos em favor da União, conforme previsto no Decreto-Lei nº 37/1966, no seu artigo 94. Este artigo define a infração como qualquer ação ou omissão, seja ela voluntária ou involuntária, que resulte na inobservância de normas estabelecidas neste Decreto-Lei, no seu regulamento ou em ato administrativo de caráter normativo destinado a completá-los.

Além disso, a Receita Federal emitiu uma Representação Fiscal para Fins Penais contra a empresa, que é um procedimento administrativo que tem como objetivo comunicar ao Ministério Público a ocorrência de crimes contra a ordem tributária, para que sejam tomadas as medidas judiciais cabíveis.

Como consequência final, a empresa foi excluída de ofício do Simples Nacional, o que significa que a Receita Federal tomou a iniciativa de retirar a empresa deste regime tributário. A exclusão foi motivada pela comercialização de mercadorias objeto de importação ilegal. Como resultado, a empresa ficará impedida de optar novamente pelo regime do Simples Nacional pelos próximos três anos-calendário. Esta medida tem como objetivo coibir práticas ilegais e garantir a justiça fiscal.

Este caso serve como um lembrete importante para todas as empresas sobre a necessidade de cumprir rigorosamente as leis e regulamentos fiscais. A Receita Federal está constantemente vigilante e pronta para tomar medidas severas contra qualquer empresa que viole as regras. Portanto, é essencial que as empresas garantam que todas as suas operações, especialmente aquelas relacionadas à importação e exportação de produtos, estejam em total conformidade com a lei.

Leia: ISS na Sede do Prestador de Serviço: STF Mantém Regra