Transferência Eletrônica de Veículos no Brasil: Novo Processo a partir de 2023

Tempo de leitura: 1 minuto

A partir de 1º de janeiro de 2023, a transferência de propriedade de veículos no Brasil passou a ser feita exclusivamente de forma eletrônica. Isso significa que não será mais necessário preencher e assinar papéis, como o CRV (Certificado de Registro de Veículos) e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos).

Para realizar a transferência eletrônica, o vendedor e o comprador precisam acessar o site do Detran do estado onde o veículo está registrado. Lá, eles devem preencher um formulário com os dados do veículo, do vendedor e do comprador. Após a confirmação da transferência, o comprador receberá um novo CRLV em sua casa, por meio dos Correios.

A transferência eletrônica é uma medida que visa agilizar e simplificar o processo de transferência de veículos. Ela também é uma forma de reduzir o uso de papel, o que contribui para a preservação do meio ambiente.

Aqui estão os passos para realizar a transferência eletrônica de veículos:

  1. Acesse o site do Detran do estado onde o veículo está registrado.
  2. Clique no botão "Transferência de propriedade".
  3. Preencha o formulário com os dados do veículo, do vendedor e do comprador.
  4. Anexe os documentos necessários (CPF, RG, CNH, CRV e CRLV).
  5. Confirme a transferência.
  6. O comprador receberá um novo CRLV em sua casa, por meio dos Correios.

A transferência eletrônica de veículos é uma medida que beneficia tanto o vendedor quanto o comprador. Ela é mais rápida, mais simples e mais sustentável.

Leia: Países Onde Dar Gorjeta é Considerado Desrespeitoso