Vai precisar demitir? Então faça isso da maneira mais correta e ética possível

Tempo de leitura: 4 minutos

Todo e qualquer empresário está sujeito a encontrar um contexto no qual seja necessário demitir algum funcionário. Nesse momento, é fundamental que todo o processo de desligamento seja feito de forma correta e ética. Isso porque a maneira com a qual uma empresa lida com os seus funcionários em um processo de demissão é de extrema importância para a sua reputação.

Desse modo, a fim de preservar uma boa imagem no mercado, um empreendedor deve compreender como demitir um funcionário da maneira mais adequada. O foco é garantir que o processo não seja motivo de danos emocionais em ambas as partes.

Neste artigo, você poderá compreender como fazer demissões de forma humanizada, prezando sempre por um processo ético.

Portanto, acompanhe até o final e saiba como implementar o conteúdo que será abordado na gestão da sua empresa. Tenha uma boa leitura!

Aproveite também para ler o artigo sobre o assunto: MEI está obrigado a declarar o Imposto de Renda 2021?

O que seria demitir de forma ética?

Em primeiro lugar, precisamos concordar que nenhum empreendedor gosta de fazer demissões em sua empresa. Afinal de contas, estamos falando de um processo exaustivo e que pode comprometer um planejamento.

No entanto, demitir um funcionário é algo quase que inevitável na gestão empresarial. Logo, é importante prezar por um processo ético e menos complicado.

Apesar de ser um processo legal, todo empreendedor deve zelar por realizar uma demissão de maneira humanizada, visando é amenizar os efeitos negativos que podem afetar seus colaboradores.

Deste modo, são vários os aspectos que devem ser levados em consideração no momento de demitir um funcionário.

Além de uma justificativa, é recomendado que o processo de desligamento seja conduzido e explicado de maneira cuidadosa. Deve-se também levar em consideração toda a trajetória de um colaborador na empresa.

Como demitir um funcionário de forma ética?

Agora que você já compreendeu qual é a importância de realizar demissões de forma ética, é comum se questionar como colocar este processo em prática.

Existem uma série de estratégias que, quando adotadas por uma empresa, permitem demitir funcionários, sem que exista um desgaste emocional grande. Confira a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

1. Prepare uma reunião

A primeira etapa do processo de demissões humanizadas é preparar uma reunião para explicar e anunciar o desligamento de um funcionário.

Neste momento, é fundamental reunir todos os documentos necessários para o processo e, além disso, ter em mãos quais são os valores que serão pagos ao profissional. Deve-se deixá-lo ciente destas informações o quanto antes.

Sendo assim, deve-se escolher um ambiente adequado dentro da empresa, no qual gestor, RH e funcionário possam se reunir.

Acompanhe também o nosso artigo sobre: Consultoria tributária e trabalhista digital: Qual a importância?

2. Faça o anúncio de forma presencial

Um erro muito comum no processo para demitir um funcionário é fazer o anúncio por meio de um telefonema ou e-mail. Isso pode acabar gerando um sentimento de desrespeito aos colaboradores da empresa.

Desta forma, o ideal é que o anúncio da demissão seja feito presencialmente. Assim como citado anteriormente, o funcionário deve estar acompanhado tanto do gestor da empresa como também de um profissional de RH.

3. Emita uma carta de demissão

Uma terceira dica para demitir um funcionário de forma responsiva é elaborar e emitir uma carta de demissão. Afinal de contas, é normal que os colaboradores se sintam confusos e não entendam todo o processo de desligamento.

Desta forma, a carta de demissão deve levar em consideração informações como os motivos que levaram à demissão. Estamos falando de um documento capaz de fornecer respostas para todas as dúvidas apresentadas.

Acompanhe também o nosso artigo referente ao assunto: Planejamento Tributário 2021: Você já fez o seu?

Por que optar por demitir de forma ética?

Mesmo com todas as informações apresentadas por meio deste artigo, muitos empreendedores podem estar se questionando das razões por trás de um processo de demissão de forma ética e humanizada.

No entanto, é necessário compreender que existem alguns benefícios por trás deste modelo de demissão. Confira a seguir quais são:

  • Melhora o clima organizacional da empresa;
  • Promove a segurança dos demais colaboradores;
  • Reduz os riscos por trás de processos trabalhistas;
  • Estimula valores como responsabilidade social da empresa.

Portanto, sempre que precisar demitir um funcionário, lembre-se do que você aprendeu por meio deste conteúdo! Caso tenha alguma dúvida, não se esqueça de compartilhar conosco por meio do campo de comentários.

Além disso, saiba que você e sua empresa podem contar com os serviços da ARKA Online! Somos uma equipe multidisciplinar, composta por Contadores, Administradores e Profissionais de TI, unidos em prol do mesmo objetivo: atender clientes de forma personalizada e eficaz.

Não se esqueça de entrar em contato conosco e descobrir como nós podemos te ajudar! Além disso, para continuar acompanhando todo o nosso conteúdo, siga as nossas redes sociais e acesse o nosso blog!

 
 
Clique para avaliar este post!
[Total: 0 Média: 0]