Confira quais são os tipos de vínculo empregatício

Tempo de leitura: 6 minutos

É importante entender que existem diversos tipos de vínculo empregatício, depois da Reforma Trabalhista houve mudanças, por isso, os empreendedores devem ter cuidado para evitar multas e até processos trabalhistas, abaixo, mostraremos as formas de contratação mais comuns.

O que é o vínculo empregatício?

Este termo aparece na CLT, é uma relação de trabalho não eventual, onde é necessário pagar salário ao empregado, veja o que diz o art 3º da CLT: considera-se empregada toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.”

Para manter a relação de trabalho com a empresa contratante, é importante que o profissional cumpra alguns requisitos, existem alguns serviços que podem ser contratados sob a forma de consultoria, como é o caso de informática, produção de conteúdo, contabilidade.

Conheça as formas de contratação mais comuns

Existem cerca de 10 formas de contratação atualmente, mostraremos abaixo, algumas dessas formas:

1.ª Carteira assinada (CLT)

É utilizada para colaboradores fixos da organização, através desse registro, você receberá benefícios como: 13º salário, FGTS, INSS e parcela do vale-transporte, alimentação e férias, os encargos podem ter desconto de até 65%, além disso, as empresas podem contratar o funcionário sob período de experiência de até 90 dias.

2.º Contrato PJ

Este procedimento tem aumentado nas empresas que contratam freelancers, geralmente os profissionais devem ter um CNPJ para descontar os encargos que serão pagos à Receita Federal, os tipos de empresas mais comuns são: Empreendedor individual e Microempreendedor individual.

3.ª Contratação temporária

Segue as mesmas regras da CLT, concedendo benefícios como: férias, 13º, INSS e FGTS, este procedimento costuma ser realizado quando há volume extra de trabalho, ou quando há processo de transição de pessoal.

4.º Trabalho parcial

É equivalente a uma carga horária de 25 horas, o salário pago é proporcional à jornada de trabalho, após 12 meses de trabalho o trabalhador deve ter direito às férias proporcionais.

5.º Estágio

O estágio é regularizado com base na Lei nº 11.788, a carga horária é em torno de 6 horas, é necessário ter um agente de integração como intermediador, como é o caso do CIEE ou da NUBE, o estagiário tem direito a remuneração, vale-transporte e férias remuneradas de 30 dias.

6.º Jovem aprendiz

Para ser contratado o jovem deve estar no ensino médio, ter idades entre 14 e 24 anos, sua jornada de trabalho é entre 4 a 6 horas, esta forma de trabalho é regulamentada pela Lei nº 10.097 de 2000, é necessário ter pelo menos 5% a 15% de jovens aprendizes nas empresas.

O que mudou com a reforma trabalhista?

A CLT passou por mudanças significativas, desde 1991 não sofria nenhum tipo de alteração, com base na Lei n. 13.467/2017, podemos ver mudanças nas relações trabalhistas, através dessas mudanças, as empresas poderão negociar novas formas de trabalho com os sindicatos.

Houve mudanças com relação às convenções e acordos coletivos, que incluem itens como:  jornada de trabalho, intervalo, banco de horas e plano de carreira.

Lei também: Motivos de demissão por justa causa que nem todo mundo conhece

Como escolher o tipo de contratação adequado?

O tipo de vínculo empregatício depende de fatores como:  cargo, função, relevância estratégica e objetivos, caso não seja exigido uma especialização a contratação temporária é a opção mais adequada, os freelancers são profissionais com conhecimento específico.

Para os profissionais de tecnologia, o correto é contratar na modalidade home office, os serviços operacionais como a área de limpeza, por exemplo, podem ser terceirizados, os estagiários e os jovens aprendizes são uma forma de a empresa investir nos profissionais do futuro.

A gestão de RH é quem deve escolher a melhor forma de contratação com base na demanda e necessidades da empresa, é importante que a empresa encontre a melhor forma de reter talentos com segurança, a escolha do tipo de contratação ajuda a minimizar erros com a gestão de contratos por parte do RH.

Um bom RH deve cuidar de todos os detalhes, por exemplo:  currículos, análises, ações disciplinares, verificação de treinamento, avaliações, detalhes da folha de pagamento, este profissional também deve lidar com questões relacionadas a horários, ausências, atrasos, férias e licenças.

Quais as novas formas de recrutamento?

Com o avanço da internet, os recrutadores encontram novas formas de captar novos colaboradores para a sua empresa, abaixo, listamos alguns modelos mais conhecidos que você pode utilizar caso haja alguma vaga em sua empresa:

1.ª Plataformas de freelancers

Nestas plataformas, você encontra ofertas de trabalho para várias áreas, por exemplo, design, edição de vídeo, tecnologia, programação, audiovisual, e assim por diante, as plataformas mais conhecidas para trabalho freelancer são UpWork e TopTal, que você pode contratar freelancers do mundo todo.

1.ª Plataformas de estagiários e aprendizes

No Brasil, as maiores plataformas são CIEE e Nube, você pode contratar estagiários de diversas áreas, os candidatos podem encontrar cursos, dicas para melhorar o currículo e a performance na entrevista, demais assuntos relacionados ao mercado de trabalho.

3.ª Redes sociais

Com o uso cada vez mais comum das redes sociais, você pode fazer contato com grandes empresas, para isso, é importante que você tenha cuidado com o que coloca nas redes sociais, principalmente no Linkedin, os gestores de RH também podem promover o recrutamento para encontrar colaboradores que sejam parecidos com a cultura da empresa.

4.º Softwares e plataformas de recrutamento

Com o avanço de CRM e softwares de recrutamento, o departamento de RH teve que se adequar a esta nova realidade, existem diversos sistemas para recrutamento e seleção que facilitam o dia a dia do RH, os mais conhecidos da atualidade são:  Factorial · Recrutei · Etalent Pro, Trampos · PandaPé · Pipefy · 99Jobs · Codesh.

Principais tipos de vínculo empregatício
Principais tipos de vínculo empregatício

Independente dos canais que serão utilizados para o recrutamento, é importante ter cuidado com o preenchimento dos requisitos da vaga, principalmente se for para vagas de tecnologia.

Conclusão

Portanto, agora que você sabe o que é vínculo empregatício então é importante que você tenha apoio de uma boa contabilidade para fazer o gerenciamento dos seus contratos, evite processos trabalhistas, conte com a equipe da Arka Online.

Estamos à disposição através do WhatsApp, somos uma plataforma de contabilidade digital, que atende empresas do Simples Nacional.