10 dicas para escolher senhas fortes

Tempo de leitura: 3 minutos

Quando se trata de proteger sua vida digital, ter senhas fortes é um dos passos mais importantes que você pode tomar. Afinal, com tantas informações pessoais armazenadas online, é essencial mantermos nossas senhas seguras.

Senhas fortes

Mas com tantas senhas e contas diferentes para gerenciar, como você garante que está escolhendo senhas fortes? Aqui estão 10 dicas para escolher senhas fortes que ajudarão a manter suas contas seguras:

Evite usar palavras do dicionário ou frases comuns

As senhas mais básicas são aquelas compostas por palavras do dicionário ou frases comuns que podem ser facilmente adivinhadas por hackers. Em vez de usar palavras como “senha” ou “qwerty”, tente usar sequências aleatórias de caracteres e números (mais sobre isso mais tarde).

Não use informações pessoais

Outro erro comum é usar informações pessoais como nome, endereço, número de telefone ou data de nascimento como parte de sua senha. Embora isso possa parecer uma maneira fácil de lembrar uma senha, também torna muito mais fácil para os hackers adivinharem.

Use uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas

Muitos sites exigem que os usuários usem pelo menos uma letra maiúscula em suas senhas para torná-las mais difíceis de adivinhar. Isso ocorre porque muitos hackers usam apenas letras minúsculas ao tentar quebrar uma senha, portanto, adicionar uma letra maiúscula torna o trabalho significativamente mais difícil para eles.

Incluir caracteres especiais

Usando caracteres especiais como #$%&*!? em sua senha pode adicionar uma camada extra de segurança, já que muitos hackers não tentarão adivinhar esses símbolos em combinação com outros caracteres e números.

Crie senhas longas

Quanto mais longas, melhor quando se trata de criar senhas seguras – procure pelo menos 8 caracteres, se possível! Isso tornará mais difícil para alguém tentar adivinhar sua senha, pois eles teriam um número muito maior de possibilidades que precisariam experimentar antes de encontrar a correta (quanto mais longa, melhor!).

Não reutilize a mesma senha duas vezes

Reutilizar uma única senha em vários sites é uma maneira infalível de outra pessoa obter acesso a todas as suas contas se conseguir quebrar apenas uma única conta - então não faça isso! Vale a pena dedicar o tempo e o esforço necessários para criar senhas exclusivas para cada site/conta que você tem acesso também - dessa forma, mesmo que alguém adivinhe, não poderá entrar em nenhuma outra conta que você tenha acesso também!

Mude com frequência e regularidade (se possível)

Dependendo do tipo de conta para a qual você está configurando uma nova senha; alguns sites podem permitir que você defina intervalos regulares onde você pode alterar/atualizar sua senha atual – o que é sempre recomendado em vez de reutilizar as mesmas antigas repetidamente; pois isso aumenta significativamente a segurança!

Use a autenticação de dois fatores sempre que possível

Se disponível/possível; a autenticação de dois fatores adiciona uma camada extra de proteção contra ataques automatizados de "força bruta" de agentes mal-intencionados online; já que sem fornecer evidências de ambas as peças (normalmente algo sabe e algo tem), nenhum acesso é concedido - tornando impossível o crack mais difícil!

Anote detalhes importantes e armazene com segurança fora do local

Anotar detalhes importantes, como respostas a perguntas de segurança/senhas etc. métodos - especialmente se combinados com boas medidas de criptografia também.

Seja criativo ao criar novos

Finalmente; ser criativo ao criar novas senhas usando combinações de palavras/caracteres aleatórios misturados; em seguida, adicionar alguns caracteres especiais jogados na mistura ajuda a torná-los quase impossíveis de adivinhar sem saber exatamente o que foi usado para criá-los em primeiro lugar - tornando-os extremamente seguros contra vetores de ataque externos!

O objetivo do nosso blog é levar informações relevantes para o maior número de pessoas possível. Somos um escritório especializado em micro e pequenas empresas e queremos ajudar o máximo de pessoas possível.

Leia outros artigos da ARKA Online Notícias. Clique aqui!