A Sabedoria do Silêncio e a Arte da Comunicação

Tempo de leitura: 2 minutos

A sabedoria popular nos ensina que, em certos momentos, o silêncio é a melhor resposta. Quando percebemos que nossas palavras podem ferir alguém ou quando elas apenas refletem nossa própria dor, calar-se torna-se um ato de inteligência. Sócrates, o grande filósofo, já nos alertava sobre a importância de ponderar antes de falar.

Escutatória vs. Oratória

Rubem Alves, foi um renomado pensador e professor da Unicamp. Ele defendia a ideia de que, em um mundo onde todos querem falar, é essencial desenvolver a "arte da escutatória". Mais do que dominar a oratória, é preciso aprender a ouvir.

Quando o Silêncio se Torna Cúmplice

No entanto, o silêncio não deve ser uma desculpa para a inércia. Calar-se diante de injustiças, violências e desrespeitos é tornar-se cúmplice. Como mencionado no evangelho, "se eu me calar, as pedras falarão no meu lugar". A ética nos chama à responsabilidade de agir e falar quando necessário.

Limites da Liberdade de Expressão

A liberdade de expressão é um direito fundamental, mas possui seus limites. Não podemos usar essa liberdade para promover discursos de ódio, calúnia ou difamação. É essencial ponderar: minhas palavras são verdadeiras? Elas promovem o bem?

A Arte de Ouvir

Ouvir é um privilégio. A verdadeira comunicação acontece quando somos capazes de escutar o outro, entender seus pontos de vista e refletir sobre eles. Esta é a verdadeira "arte da escutatória".

Vida Pública x Vida Privada

A ética nos ensina que devemos buscar coerência entre nossa vida pública e privada. O que defendemos em público deve ser o mesmo que defendemos em nossa intimidade. A integridade é a chave para uma vida autêntica.

Selecionando Nossas Companhias

A sinceridade é valiosa, mas é preciso saber com quem e quando ser totalmente sincero. Nem todos estão preparados para ouvir certas verdades, e é aí que entra a sabedoria de selecionar nossas companhias. Ter menos, mas verdadeiros amigos, pode ser mais enriquecedor.

Conclusão

A comunicação é uma arte que vai além das palavras. Envolve saber quando falar, quando ouvir e, principalmente, saber com quem compartilhar nossas verdades. Seja sábio em suas escolhas e valorize aqueles que estão dispostos a caminhar ao seu lado, debatendo e refletindo, mesmo em meio a discordâncias.

Leia: Os Benefícios Surpreendentes de Beber Água