Abertura de empresa no Brasil tem tempo médio de 23h

Tempo de leitura: 2 minutos

A abertura de empresa no Brasil nunca foi tão rápida. Segundo o governo, o tempo médio para abrir hoje é de 23 horas. Em janeiro de 2019, o tempo médio era de 5 dias e 9 horas.

Abertura de empresa
Abertura de empresa

O tempo de espera em julho deste ano era de 26 horas e agora, no final de agosto, caiu para 23 horas. As informações são do Painel Mapa de Empresas, da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade – Sepec do Ministério da Economia .

Em comparação com o início de 2019, esse tempo caiu 82,2%.

Com isso, o governo atingiu sua meta, que deve ser reduzida para menos de um dia em dezembro deste ano. O Brasil tinha 20.144.767 empresas ativas em agosto.

Qual é o local mais rápido para a abertura de empresa?

A capital mais rápida é Recife (PE): apenas três horas. Depois, está Aracaju (SE) de cinco horas. Vitória (ES) e São Paulo (SP) empataram em terceiro lugar, com tempo médio de 6 horas para a abertura de empresa.

Entre os estados, Sergipe é o líder (10 horas). Espírito Santo e Goiás (14 horas) ficaram em segundo lugar, seguidos por Alagoas e Pernambuco (15 horas).

Como abrir uma empresa?

Basicamente, esses processos podem ser feitos 100% online e os sistemas orgânicos são interligados. Por isso é mais rápido abrir uma empresa. Você precisa seguir estes passos:

• Elaborar um contrato social - documento que coleta informações importantes sobre o funcionamento de um negócio;

• Registar o contrato Junta Comercial ou Cartório de Registro de Pessoa Jurídica, juntamente com os documentos pessoais dos sócios. Esta é uma etapa que pode ser feita 100% online, dependendo do status;

• Obtenção de um CNPJ na Receita Federal por meio do portal Redesim - algumas Juntas Comerciais e Cartórios também integraram seus sistemas a essa plataforma para agilizar o processo;

• Se as atividades da empresa forem de médio ou alto risco, é necessária a obtenção de alvará de funcionamento e alvará específico da Prefeitura;

• Inscrições fiscais (estadual e municipal) junto à secretaria responsável pelos cadastros dos contribuintes de bens móveis da região, de acordo com as atividades da empresa;

• Solicitar à secretaria de finanças da sua região a autorização para emissão de nota fiscal eletrônica;

• Registrar a empresa na Previdência Social para cumprir obrigações trabalhistas.

Leia também: Substituição Tributária do ICMS nos produtos

A Arka Online Contabilidade é especialista em micro e pequenas empresas. Temos experiência com abertura de empresas e todos os nossos planos incluem consultoria tributária e emissor de notas fiscais eletrônicas. Entre em contato e tire todas as suas dúvidas! Estamos aqui para te atender.