STF votou e manteve a suspensão do piso salarial da enfermagem

Tempo de leitura: 2 minutos

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a decisão do ministro Luís Roberto Barroso de suspender o piso salarial da enfermagem por 5 a 3. O julgamento continua virtualmente para o restante dos votos.

Suspensão do piso salarial da enfermagem
Suspensão do piso salarial da enfermagem

No dia 4 de setembro, o ministro aprovou um pedido de liminar expedido pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais, Instituições e Serviços (CNSaúde) e deu aos envolvidos 60 dias para encontrar uma solução para garantir o pagamento.

Após a decisão, o caso foi encaminhado para referendo por outros ministros do tribunal em plenário virtual, método de votação em que os votos são inseridos por meio de sistema eletrônico e não há deliberação presencial. O julgamento começou na sexta-feira (9) e tem término previsto para sexta-feira (16).

Até às 21h desta segunda-feira (12), além de Barroso, os ministros Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli votaram pela manutenção da suspensão.

Os ministros Nunes Marques, André Mendonça e Edson Fachin apoiaram a derrubada da liminar.

Faltam os votos da presidente do STF, Rosa Webb, e dos ministros Luis Fox e Gilma Mendes.

A Lei nº 14.434/2022, promulgada pelo presidente Jair Bolsonaro, fixa o salário mínimo nacional para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. Para os enfermeiros, o preço de reserva esperado é de R$ 4.750. Para as técnicas, esse valor corresponde a 70% do piso, enquanto as auxiliares e parteiras terão direito a 50%.

Na semana passada, Barroso disse que decidiu que precisava de uma fonte de financiamento para pagar o salário mínimo. O ministro disse que apoia salários mínimos para enfermeiros, mas aceitou a suspensão devido ao risco de não cumprimento da lei.

As possibilidades de custear o resultado incluem corrigir os valores da tabela do SUS, desonerar a folha de pagamento das secretarias de saúde e compensar as dívidas dos estados com a União.

Leia também: Substituição Tributária do ICMS nos produtos

A Arka Online Contabilidade é especialista em micro e pequenas empresas. Temos experiência com clínicas médicas e todos os nossos planos incluem consultoria tributária e emissor de notas fiscais eletrônicas. Entre em contato e tire todas as suas dúvidas! Estamos aqui para te atender.