O Bem-Estar dos Funcionários Vem Ganhando Atenção das Empresas!

Tempo de leitura: 8 minutos

Empresas estão finalmente começando a dar a devida importância para o bem-estar dos funcionários! Isso é extremamente importante, pois um ambiente de trabalho saudável e positivo pode ter um grande impacto na produtividade e no sucesso da empresa.

Algumas das ações que estão sendo implementadas para promover o bem-estar dos funcionários são: quatro dias trabalhados na semana, folgas em função da adoção de animais de estimação, lava-jato gratuito, viagens e entre outros.

A ideia de trabalhar apenas quatro dias por semana já é uma tendência há alguns anos, sendo debatida entre organizações que buscam o bem-estar dos trabalhadores.

A ideia do day off é uma prática que vem sendo cada vez mais difundida em países europeus como França, Dinamarca, Espanha e Reino Unido. Já existem grandes multinacionais que adotaram esse modelo de trabalho, como a Panasonic, cuja sede fica no Japão.

Bem-estar dos funcionários e jornada de trabalho reduzida no Brasil

Ainda é incomum encontrar empresas no Brasil com jornada de trabalho semanal reduzida. Isto é uma realidade que, apesar de já existir em outros países, ainda é pouco comum por aqui.

Uma das principais razões para isso é o fato de que a maioria das empresas ainda está enraizada na mentalidade de que o trabalho deve ser feito em um período de 8 horas por dia, 5 dias por semana.

No entanto, cada vez mais empresas estão abrindo suas portas para o modelo de trabalho reduzido, que oferece vários benefícios tanto para o funcionário quanto para a empresa.

No Brasil, as empresas estão cada vez mais se preocupando em oferecer um ambiente de trabalho que proporcione o bem-estar dos funcionários. Imagine poder tirar uns dias de folga para tratar os sintomas da gripe, ter um dia para acostumar o novo animal de estimação ou ainda optar por começar a semana na segunda-feira? Pois é, isso tudo já é possível em algumas companhias que estão preocupadas com o bem-estar e felicidade dos funcionários.

Por que semana de 4 dias pode ser interessante?

Em um caso de uma empresa de comunicação do sul do país, as equipes estavam cansadas mesmo com o descanso dos finais de semana, preocupando os líderes e sendo a gota d'água para a adoção de uma semana de trabalho de quatro dias. Os funcionários voltavam dos fins de semana exaustos e precisavam de tempo para entrar no ritmo.

Na empresa, segue-se uma política de trabalho que dá prioridade à saúde e bem-estar dos funcionários. Por isso, é proibido mandar mensagens fora do horário de expediente e nos fins de semana. Parte desse cansaço estava ligado à conectividade constante e ao imediatismo do mundo atual.

Os testes foram realizados nos últimos meses de 2021, antes de a empresa adotar o novo procedimento de trabalho. Toda a empresa foi fechada na sexta-feira, mas observou-se que o dia inteiro de folga não foi um fator positivo.

A empresa aprendeu com a experiência que é importante manter funcionários presentes na empresa para garantir o bom funcionamento dos negócios. Para isso, a “carta na manga” da empresa gaúcha foi dividir os funcionários em dois grupos: um que trabalha de segunda a quinta-feira e outro de terça a sexta.

As reuniões presenciais foram substituídas por videoconferências e troca de e-mails, o que resultou em um ambiente mais produtivo.

Na firma gaúcha, as mulheres que sofrem com sintomas menstruais intensos ou dores que afetem seu desempenho no trabalho podem solicitar um turno de folga. Essa folga não implica em redução do salário e também não precisa ser reposta.

A semana de quatro dias tem sido um sucesso na empresa gaúcha e outras companhias estão interessadas no método. Existe um movimento constante de empresários que se preocupam com o bem-estar e a felicidade do funcionário. Além disso, as reuniões formais e informais são cada vez mais procuradas.

O benchmarking é um processo de análise estratégica das melhores práticas incorporadas por empresas atuantes no mesmo setor. Esse processo ajuda as organizações a serem mais competitivas e inovadoras, uma vez que elas têm acesso às melhores práticas do mercado.

Muitos exemplos de sucesso vêm de outros países, mas é importante ter em mente que nem sempre o que funciona lá pode ser aplicado no Brasil. Nossa cultura e leis são diferentes, então é preciso adaptar as estratégias para o contexto nacional.

Leia também: Férias da Empregada Doméstica: passo a passo

Alimentação saudável e viagens para o bem-estar dos funcionários

Outra empresa do Distrito Federal lançou uma série de programas voltados aos funcionários para motivá-los a praticar atividade física regular e incentivar a alimentação saudável.

Quem se cuidar será recompensado com uma viagem de três dias a um destino brasileiro e o direito de levar a família. Além disso, os colaboradores têm acesso gratuito a uma despensa abastecida com alimentos saudáveis, incluindo frutas e sucos naturais, além de lavagens gratuitas de seus veículos para não perder tempo no trabalho durante o horário comercial.

As informações sobre gordura corporal, massa magra, gasto calórico basal, idade corporal e gordura visceral são coletadas anualmente. Durante o processo de pesagem, a pessoa com o melhor resultado será recompensada.

As respostas obtidas por meio do programa de estímulos superaram as expectativas. Poucas complicações médicas foram documentadas desde que implementamos esses programas. Nosso objetivo é melhorar a imunidade e o bem-estar de toda a equipe.

Maior produtividade na empresa

Bem-Estar dos Funcionários
Bem-Estar dos Funcionários

Essas práticas mudam drasticamente a vida cotidiana e a produtividade de todos. Os funcionários podem economizar tempo com esses aspectos práticos. Exercício, comida e tudo mais nos torna mais dispostos e menos propensos a adoecer.

Um capítulo à parte, o desconto na lavagem do carro é outra ação que facilitou a vida dos funcionários da empresa. Com essa praticidade, os funcionários não precisam, por exemplo, aproveitar os intervalos do almoço ou do final de semana para lavar o carro, ou mesmo sair para pegar o carro no meio do expediente. No dia a dia de trabalho dos funcionários, isso não é um problema. Isso facilita e ajuda a focar mais nas tarefas do dia a dia.

A oferta de um lava-jato na empresa facilita muito a vida dos funcionários. Com essa praticidade, eles não precisam usar o horário de almoço ou o descanso no fim de semana para lavar o carro, por exemplo. É menos uma preocupação no dia a dia do trabalhador e isso resulta em um ambiente mais produtivo.

Os funcionários também se sentem mais motivados e satisfeitos quando percebem que a empresa em que trabalham se importa com o bem-estar deles. São esses pequenos gestos do dia a dia que fazem toda a diferença na rotina dos colaboradores e contribuem para um ambiente de trabalho mais agradável.

Equilibrar a vida pessoal e o profissional passa a ser fundamental

A busca pelo equilíbrio mental é fundamental para garantir o bem-estar e a produtividade.

A busca pelo equilíbrio psicológico continua existindo nos debates do local de trabalho. Como esse fator afeta, ou por si só, o bom desempenho dos funcionários é uma questão cada vez mais discutida.

Várias empresas notaram que funcionários insalubres, tanto física quanto psicologicamente, podem prejudicar ambas as partes. Para reduzir o número de faltas ao trabalho, e licenças médicas, várias empresas estão adaptando suas políticas de trabalho para melhorar a produtividade e a qualidade de vida dos funcionários.

Essa gestão mais humana, com o indivíduo no centro, pode aumentar o bem-estar do negócio. Além disso, pode transformar um ambiente tóxico em um espaço aberto para compartilhar sentimentos e opiniões.

Algumas companhias têm adotado medidas para incentivar seus funcionários a serem mais produtivos, como pausas durante o expediente e locais para descanso, recreação e meditação nas dependências da empresa.

Conclusão

As empresas estão finalmente começando a dar maior atenção ao bem-estar e felicidade dos funcionários. Isso é extremamente importante, pois os funcionários são o coração de qualquer negócio.

Se os funcionários não se sentirem bem ou forem infelizes, isso refletirá diretamente nos resultados da empresa. É por isso que muitas empresas estão investindo cada vez mais em programas de bem-estar e na promoção da felicidade dos colaboradores.

E aí, gostou do artigo que a ARKA Online Contabilidade disponibilizou?

Deixe seu comentário ou indique um assunto que gostaria de ler!