Redução da Carga Tributária em Clínica Médica: Transforme-a em Day Hospital

Tempo de leitura: 4 minutos

Como é possível ter redução da carga tributária em clínica médica com a transformação em day hospital? Continue a leitura e saiba tudo!

O custo Brasil inibe investimentos

Existem vários fatores que dificultam o ambiente de negócios e inibem os investimentos no país. São problemas estruturais, tributários e econômicos que encarecem os produtos, serviços e custos de logística, além de uma pesada carga tributária.

O custo de ineficiência no Brasil é tão alto que, segundo um estudo do Ministério da Economia em parceria com o Movimento Brasil Competitivo (MBC), representa 20,5% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Ou seja: R$ 1,5 trilhões por ano são gastos pelas empresas brasileiras que poderiam ser investidos de outra forma.

Leia também: Cuidado! A e-Financeira vem sendo usada pela Receita Federal Nos Cruzamento de Informações

O custo tributário no setor médico

Não é diferente no segmento médico, onde muitas vezes o desconhecimento dos profissionais da área impacta negativamente a eficiência. O gerenciamento de estratégias para otimizar tempo, recursos humanos e gastos torna-se ainda mais importante nesse cenário.

Não é possível ter uma clínica médica sem um plano de economia, pois são as ações de planejamento que permitem o crescimento do negócio. O objetivo é reduzir desperdícios e aumentar os lucros, para que haja um equilíbrio financeiro saudável.

Equiparação da clínica médica a um hospital e Redução da Carga Tributária em Clínica Médica

Uma das principais dúvidas na área da saúde é saber se uma clínica médica pode ser equiparada a um hospital. Com a equiparação, haverá redução da carga tributária em clínica médica, como o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) que passa de 32% para 8%. Outro tributo que sofre alteração é a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), que cai de 32% para 12%.

As atividades que estão sendo niveladas com os hospitais são: cirurgias, exames e procedimentos, tais como clínicas e laboratórios; empresas de home care – o ato de prestar serviços de saúde na casa do paciente; prestação de atendimento preventivo e assistência à saúde em regime ambulatorial.

Quando as empresas se enquadram nas hipóteses da Lei n.º 9.249/1995 e têm a permissão do Fisco para serem equiparadas a hospitais, elas podem usufruir de uma redução significativa dos tributos.

Para conquistar esse benefício, é necessário solicitar aos órgãos competentes, dentre eles a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Receita Federal e a Junta comercial para alteração no CNPJ.

Tributação nos hospitais

As empresas de serviços hospitalares têm um imposto reduzido de acordo com a Lei nº 9.249/95. A tributação é diferenciada para o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e a Contribuição Social sobre Lucro Líquido, com alíquotas reduzidas.

O benefício fiscal para instituições de saúde é justificado pelo objetivo social dessas organizações, que é atender às necessidades da população em termos de acesso a serviços médicos e hospitalares.

A alíquota reduzida tem como objetivo diminuir a carga tributária sobre as empresas que lidam com manutenção e reparo de equipamentos, uma vez que esse é um ramo de atuação bastante custoso.

Os profissionais especializados na área da saúde, como cirurgiões, anestesistas, infectologistas e gastroenterologistas, são altamente remunerados. Atualmente, o Conselho Federal de Medicina (Resolução nº 2.162/17) reconhece mais de 50 especialidades médicas diferentes.

Decisão assertiva na escolha do regime tributário para clínica médica

Fique atento na hora de escolher o melhor regime tributário para sua clínica médica. É importante que você tome uma decisão consciente e informada, pois isso pode impactar negativamente sua receita.

Não deixe a falta de conhecimento ou indecisão tomarem conta nessa hora tão crucial.

Se você não souber como escolher o regime tributário corretamente, poderá acabar pagando mais do que deveria. Isso não seria legal, certo?

Então, o melhor a fazer é procurar um contador para te ajudar nessa tarefa.

Contabilidade Online com expertise em clínicas médicas

Redução da Carga Tributária em Clínica Médica
Redução da Carga Tributária em Clínica Médica

Não se preocupe, deixe que cuidamos das burocracias para você!

A ARKA Online Contabilidade tem 41 anos de experiência e sempre se preocupou em oferecer um serviço de excelência aos seus clientes, conquistando assim a satisfação e confiança deles.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados e qualificados para cuidar de todos os detalhes burocráticos da sua empresa. Contamos com a tecnologia necessária para oferecer o melhor serviço possível.

Com a ARKA Online Contabilidade, você tem um parceiro qualificado para te ajudar a escolher o regime de tributação ideal para sua clínica médica.

Clique para avaliar este post!
[Total: 0 Média: 0]