Como abrir uma empresa: Algumas dicas!

Tempo de leitura: 6 minutos

Atualmente, pesquisar como abrir uma empresa tem sido cada vez mais comum principalmente no atual momento de se buscar investir no mercado como empreendedor.

Como abrir uma empresa
Como abrir uma empresa

Abrir o próprio negócio tem sido um dos melhores caminhos para se reinventar e obter novas fontes de renda, além de trabalhar como o seu próprio patrão.

Para orientar melhor empreendedores potenciais, neste artigo apresentamos dicas de abertura de empresa de forma conceitual e simples.

Como abrir uma empresa?

Um dos primeiros passos é reunir os documentos necessários e fundamentais para a abertura de um negócio. O processo de formalização é um dos primeiros passos.

Além dos documentos pessoais e comprovantes de residência, é importante reunir outros documentos para a geração do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), ter inscrição na Previdência Social, obter licença junto ao município e ao estado incluindo alvará municipal para que o negócio possa funcionar de forma legalizada.

Na prática, a ausência de um desses documentos pode comprometer o cadastro da empresa e até mesmo atrasar o processo de abertura do empreendimento.

Ressaltamos que cada segmento de mercado ou ramo de atuação da atividade faz parte do processo de legalização do processo de abertura da empresa.

Dessa forma, a legislação inerente ao município e ao estado pode ainda fazer outras exigências para inscrições específicas mantendo ainda as despesas de contador especializado na legislação de cada estado.

Primeiros passos

Para orientar os empreendedores que querem saber como abrir uma empresa apresentamos a seguir.

1 – Procure um contador

Para abrir o negócio próprio é indicado encontrar um bom contador para organizar o negócio e manter todas as contas em dia. Essa organização é fundamental para a gestão e para a manutenção do controle das finanças.

2- Formalização do contrato social

Outro ponto a ser dito é a elaboração do contrato social, esse documento será responsável por definir as participações de capital de cada parte societária (sócios) existentes no empreendimento, e definir também as atividades da empresa em suas atividades no mercado.

Nesse ponto contém o nome e o objetivo da empresa, sendo importante registrar esse documento em cartório.

Nessa etapa é importante verificar se a empresa pode ser enquadrada no sistema do Simples Nacional o que permitirá a redução de alíquotas de tributos.

3 – Junta comercial

Outra etapa é realizar o registro na junta comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas do estado. Através desse tipo de registro a empresa passará a existir de forma oficial.

O registro na junta comercial precisará ser realizado antes da emissão no CNPJ, e mesmo não sendo um documento obrigatório para autorização de atividade da empresa, trata-se de um importante requisito para manter o processo de legalização.

4 – Alvará de localização

O alvará de localização e de funcionamento é referente a um tipo de autorização total para o negócio ou empresa poder funcionar, sendo esse documento emitido pela prefeitura para comprovar as atividades da empresa.

É importante que o empreendedor faça uma consulta na prefeitura da cidade onde pretende implantar a empresa para verificação da atividade empresarial que pode ser exercida no município.

5 – Inscrição estadual

Grande parte dos estados detém parceria e convênio público junto com a Receita Federal para obtenção da inscrição estadual para afirmar a geração do CNPJ através do cadastro centralizado e único.

Esse tipo de inscrição é obrigatória para empresas prestadoras de serviços, principalmente, nas áreas de energia, comunicação, comércio, transporte, indústria e demais áreas a serem afetadas pela cobrança de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

6 – Licenças

Há ainda a necessidade de obtenção de licenças e inscrições em relação aos órgãos de regulação estadual e municipal.

As autorizações emitidas por instituições e órgãos de fiscalização e vistorias são fundamentais para obter alvará e segurança fiscal.

Dentre as principais licenças temos a ambiental que é obtida junto aos órgãos municipais e estaduais do meio ambiente e do IBAMA. Há a licença sanitária emitida por órgãos municipais, estaduais e federais dedicados para empresas que atuam no setor de alimentação, cosméticos e medicamentos.

Há também documentos de autorização referentes às vistorias de cumprimentos de normas de segurança, sendo essas vistorias realizadas sob responsabilidade do Corpo de Bombeiros.

Atenção com outros documentos

Além das inscrições de demais licenças de cunho estadual e municipal citadas acima, podem ainda ocorrer atividades que exigirão inscrição em órgãos federais como os ministérios do Turismo, Agricultura, Pecuária, Polícia Federal e entre outros.

Dicas rápidas para abrir empresa

Além de boas intenções é importante fazer um bom planejamento de negócio para fortalecer os passos mais certos para abrir e incrementar a nova empresa.

Em outros casos é essencial evitar o excesso de empréstimos para abertura de um novo negócio, sendo importante manter o acesso ao crédito para cobrir momentos oportunos.

Devemos lembrar sobre a quantidade de empresas que fecham de forma prematura pelo fato dos empreendedores não tomarem precauções e planejamento para abertura de empresas.

É importante pensar na viabilidade do projeto da empresa e do esboço do contrato social. Mesmo que os primeiros produtos fracassem no mercado, é importante fazer um estudo profundo no mercado, buscando soluções que sejam reais.

É importante também definir o capital inicial de forma independente aos recursos auferidos com empréstimos no banco, lembrando que o excesso de dívidas pode acelerar a extinção da empresa.

É fundamental definir o capital inicial sempre considerando todos os recursos para pagar as despesas fixas, custos operacionais e fazer as atividades acontecerem. Lembrando que os primeiros meses e anos serão sempre desafiantes e cruciais para o crescimento da empresa.

Conclusão

Portanto, ao pesquisar como abrir uma empresa, seja em relação às preocupações fiscais, jurídicas e financeiras, é importante seguir um caminho de registros, de emissão de documentos e, sobretudo, de planejamento para manter o negócio de pé e forte nos primeiros passos.

Como abrir uma empresa
Como abrir uma empresa

Geralmente, os empresários iniciantes podem sentir dificuldades para enxergar novas oportunidades, saber planejar o estoque, a qualidade de atendimento ao cliente e saber separar os gastos pessoais com os gastos da empresa.

Se você deseja abrir uma nova empresa e não sabe por onde começar, fale agora com nossos especialistas e descubra como agilizar todo o processo!