Entenda a importância da conciliação bancária na empresa

Tempo de leitura: 6 minutos

A conciliação bancária é referente ao comparativo entre o valor de saldos de contas bancárias dentro de uma metodologia de controle financeiro no processo de gestão de uma empresa.

Essa comparação é primordial para a saúde financeira de uma empresa, porém muitos setores financeiros e gestores colocam essa questão de lado, o que pode comprometer o futuro financeiro da corporação.

Além de gerar o risco de perda de controle do capital da empresa. É muito importante manter o controle sobre os dados dos comparativos obtidos tendo visão plena sobre todos os dados do fluxo de caixa e do processo de rentabilidade da empresa.

Conciliação bancária
Conciliação bancária

O que é conciliação bancária?

‍É comum a todo empreendedor procurar fazer comparações do seu atual saldo bancário com os resultados anteriores registrado na empresa por meio de planilhas financeiras. Essa atividade, inicialmente tem a ver com esse processo de conciliação.

Em termos práticos, esse tipo de conciliação é referente a uma metodologia que permite verificar as principais informações de determinado extrato do banco em relação aos dados financeiros já registrados na gestão da empresa.

Dessa forma, todos os valores recebidos pela empresa (transferências, pix ou boleto, cartão de crédito ou débito, e entre outros canais de recebimento) precisam ser registrados, analisados e organizados.

De todo modo é importante que as informações estejam plenamente corretas para serem comparadas com o extrato emitido pelo banco.

‍A importância da conciliação

Esse procedimento trata diretamente da comparação física das contas bancárias do negócio direcionado para a realização do controle financeiro da empresa.‍

É um importante processo de grande relevância para os setores gestores, administrativos e contábeis da corporação, e seu resultado pode orientar a tomada de novas decisões ligadas a novos investimentos e realização de empréstimos.

A seguir apresentamos os principais passos e procedimentos que estão relacionados à conciliação bancária.

1 – Lançamento

É primordial a realização do lançamento diário de cada movimentação financeira referente à entrada e saída de valores, pois quanto mais precisos são os registros mais completos são todas as informações.

2 – Análise

O segundo passo é referente ao processo de análise e de verificação do saldo bancário para servir para a conferência dos valores.

3 – Conferência

No terceiro passo é indicado realizar conferência de cada lançamento já registrado para verificar se todos os dados estão sendo feitos nas datas certas e com os valores corretos.

Fluxo de caixa

A realização do fluxo de caixa possui impacto direto na conciliação bancária, pois a realização de um fluxo de caixa é possível quando a gestão da empresa já realizou uma conciliação bancária com precisão.

Nesse ponto a gestão da empresa dependerá da geração de relatório de recebimentos e de determinados tipos de gastos para determinar o planejamento do fluxo de caixa e demais estratégias de uma empresa.

O relatório de dados de recebimentos e de gastos é bastante relevante para determinação das melhores estratégias. Porém, esse tipo de relatório precisa contar com a cultura organizacional da empresa.

Pois, uma cultura corporativa dedicada para levantar e conciliar dados ajuda no processo de controle sobre as contas bancárias e sobre as informações existentes no relatório.

Lembrando que todos os dados do relatório estarão presentes também nos documentos financeiros e de conciliação da empresa.

A rentabilidade da empresa

Existe uma profunda relação entre a conciliação bancária e a rentabilidade da empresa. Em muitos casos, a análise de crédito sempre permitirá que a empresa faça a realização de um processo de controle conforme o planejamento realista da empresa perante o seu ambiente de negócio.

Podemos considerar que a rentabilidade é um importante indicador do desempenho da instituição, servindo para medir o verdadeiro potencial que a empresa possui para manter a sua estrutura conforme suas práticas financeiras realizadas.

Ao aplicar a conciliação bancária, a empresa alcança uma importante consistência das informações, gerando melhores condições para a rentabilidade do negócio.

Sistemas

Além da utilização de planilhas, empresas que lidam com maior volume de dados podem contar com sistemas automatizados e softwares inteligentes para proporcionar a realização dos comparativos de diferentes saldos e valores.

A utilização de sistemas ou softwares integrados ajuda a otimizar processos e emitir relatórios mais corretos e precisos para apresentação de informações que são relevantes para o processo de tomada de decisão.

Esses sistemas ajudam a facilitar o acesso a todos os tipos de dados, sendo alternativas excelentes para a realização de estudos de registros de entrada e saída e de extratos mais completos.

Como fazer conciliação bancária?‍

Conciliação bancária
Conciliação bancária

Esse procedimento envolve a emissão de relatórios financeiros com demonstrativos e dados gerenciais dedicados para a contabilidade, exigindo o maior nível de precisão dos dados para ajudar a empresa a responder às diferentes obrigações contábeis e fiscais.

1 – Prestação de contas

Para começar a realização desse tipo de conciliação, devemos começar pela prestação de contas.

A empresa precisa estabelecer uma positiva rotina diária para o seu departamento financeiro, sendo fundamental registrar e documentar tudo relacionado às notas fiscais, recibos, extratos de banco, comprovantes de pagamentos, transferências e depósitos para o processo de prestação de contas.

‍2 – Verificação de saldos

É indicado que a gestão da empresa faça a verificação dos saldos das contas bancárias e faça a comparação com todos os registros de entrada e saída no controle interno.

A verificação é parte de todo o processo para garantir a saúde financeira do negócio, pois a conciliação sempre ajudará a empresa a manter seus dados organizados, fator importante para a gestão financeira.

‍3 – Análise

É fundamental realizar a análise dos detalhes dos dados presentes nos saldos, pois a tarefa abrange a verificação das datas de cada operação para comparar e conferir com os dados passados para o controle financeiro.

4 – Armazenamento

A tarefa de correção e de armazenamento é importante para corrigir dados que estejam incorretos e ter sempre acesso a todos os históricos de registros.

Conclusão

Portanto, a conciliação bancária é um dos principais requisitos para o controle interno e financeiro de uma empresa, independente de seu porte e segmento de mercado.

Arka Online