5 Estratégias para Lidar com a Procrastinação

Tempo de leitura: 3 minutos

Todos nós já passamos por momentos em que simplesmente não temos vontade de fazer nada. A diferença entre pessoas bem-sucedidas e menos bem-sucedidas está na capacidade de lidar com a procrastinação de forma eficaz e tomar ações imediatas. Aqui estão algumas estratégias para ajudá-lo a combater a procrastinação.

1. Sempre estabeleça metas e cronogramas

Quando você tem um objetivo a alcançar, um cronograma a cumprir, é mais provável que se esforce para agir. Não ter nada em jogo apenas incentiva a procrastinação. Se você não tem um cronograma estabelecido para a conclusão de uma tarefa, naturalmente seu primeiro pensamento será relaxar e não trabalhar. Quando você tem metas, desde que o incentivo seja forte o suficiente, seu cérebro escolherá a ação que pode ajudar a atingir o objetivo.

2. Elimine distrações

Tente remover o máximo possível de possíveis distrações. Desligue o celular, saia das redes sociais, desligue a TV, esconda o controle remoto, coloque os jornais e revistas em outra sala, desligue a música, guarde os lanches de volta na cozinha, etc. Não permita a menor oportunidade para algo distraí-lo. Quando não há distrações, as chances de você procrastinar são muito menores.

3. Entre em um estado forte

Quando você está deitado no sofá, nunca será capaz de vencer a procrastinação. Se você está assistindo TV, navegando na Internet, deitado na cama etc., a mesma coisa acontecerá. Por quê? Porque você está no 'modo relaxamento'. Você precisa se colocar no estado certo primeiro!

O que os corredores fazem antes de uma corrida? Eles bebem café? Verificam e-mails? Claro que não! Eles se colocam no estado de espírito certo para dar o seu melhor. Eles aquecem seus corpos, se concentram, se preparam. Eles se colocam no 'modo de alta performance'.

Para combater a procrastinação, você precisa fazer o que os corredores fazem. Antes mesmo de pensar em começar seu trabalho, dê a si mesmo alguns momentos para se concentrar, limpar sua mente, encorajar-se e colocar-se no estado de espírito certo.

4. Comece pelas tarefas pequenas

Por que você deve começar pelas tarefas pequenas? Bem, para começar, tarefas menores e mais fáceis são menos assustadoras, e isso ajuda você a começar mais facilmente. Como dizem, o primeiro passo é sempre o mais difícil.

Você será menos propenso a se sentir sobrecarregado em comparação quando tem grandes tarefas a fazer. Em segundo lugar, fazer pequenas tarefas primeiro pode dar um impulso rápido de momentum. Este momentum pode então ser usado para passar a fazer as tarefas maiores e mais difíceis.

Além disso, ao completar essas pequenas tarefas, psicologicamente será bom porque você terá alcançado algo. Esta boa sensação lhe dará um impulso para continuar trabalhando na próxima tarefa.

5. Seja organizado

Quando as coisas estão organizadas, a tarefa parece menos assustadora. Em vez de apenas saber vagamente que você tem um monte de coisas para fazer, quando você está organizado, você saberá exatamente o que precisa ser feito. Uma das razões pelas quais procrastinamos é quando sentimos que a tarefa é muito esmagadora ou difícil. Ao remover essa vaguidade, podemos ver claramente com o que estamos lidando e isso torna mais fácil de lidar.

Além disso, fazer uma lista de itens de ação ou tarefas dividirá o trabalho em partes gerenciáveis, o que reduz a sensação de sobrecarga que se pode sentir.

Lembre-se, a procrastinação é um obstáculo que todos nós enfrentamos. No entanto, com as estratégias certas, podemos superá-la e alcançar nossos objetivos.

Leia: A Natureza Inexorável do Tempo: Uma Perspectiva sobre o Envelhecimento