Declarar construção ou reforma no Imposto de Renda

Tempo de leitura: 4 minutos

Se você está fazendo uma construção ou reforma, precisa saber como declarar as obras no Imposto de Renda. É importante entender os detalhes para não ter problemas futuros.

Declarar o Imposto de Renda não é uma tarefa complicada, nem mesmo se você estiver fazendo alguma construção ou reforma.

Não se preocupe! Se você não sabe a diferença entre uma declaração de construção e uma declaração de reforma, estamos aqui para te explicar. Acompanhe a leitura para saber mais.

Você só deve fazer esse tipo de declaração se a sua casa ainda não estiver pronta ou se for um caso de reforma que ainda não foi declarado. Casas recém-construídas são normalmente declaradas como um imóvel novo.

Declarar construção

Se você está construindo um imóvel, sua declaração de Imposto de Renda será diferente da declaração de um imóvel comprado pronto. Isso porque é necessário especificar na declaração que se trata de uma construção.

Siga os passos abaixo para realizar a sua declaração:

Aquisição do Terreno

Se você acabou de comprar um terreno para construir, o primeiro passo é informar isso no Imposto de Renda. Se ele já estiver declarado, você pode seguir para o próximo passo. Contudo, se for um terreno recém comprado e ainda não foi declarado, é preciso informá-lo como declaração de terrenos separadamente da construção.

Você deve ir na ficha de "Bens e Direitos" e declarar o terreno na linha 13. Os valores informados devem ser consistentes com o ano em que foi pago, para que a Receita Federal possa processar a documentação.

Se você já pagou o valor total do terreno, informe o preço por completo. Se não, apresente apenas as parcelas que já foram pagas.

Projeto de construção

Se você está construindo um imóvel, é provável que tenha um projeto para isso. Se não tem, é ideal ter um para poder apresentar junto a declaração de construção.

A Receita Federal precisa acompanhar os seus gastos para que possa ter uma noção mais clara da sua situação patrimonial.

Notas fiscais e comprovantes

Organize todos os seus comprovantes de despesas relacionadas à construção até 31 de dezembro.

Declarar uma construção no imposto de renda

Uma vez que o terreno tem um projeto ou a construção já foi iniciada, é necessário transferir os valores do terreno e da obra para o item 16 - construção.

Isso significa que todo o Imposto de Renda da construção neste terreno deve ser declarado no item 16 até que a obra esteja concluída.

O valor informado será o total gasto no ano anterior à data da entrega da declaração.

Para validar os valores informados à Receita Federal, você deve apresentar o projeto e as notas de todas as despesas com a construção, caso solicitado

Você precisará transferir o imóvel para o item certo quando estiver pronto, dependendo do tipo de propriedade: casa, apartamento, edifício, galpão e outros. Cada um desses itens tem um número que deve ser declarado.

Declarar uma reforma no imposto de renda

Se você já tem um imóvel, basta declarar os gastos com a reforma dele para deduzir no imposto de renda. Esses gastos podem ser materiais de construção, mão de obra e outros.

Mas, antes de começarmos, é importante que você esteja ciente dos seguintes detalhes:

Por que você deve declarar a reforma de imóvel?

Pagar menos impostos no futuro é uma ótima ideia, certo? Bem, isso é exatamente o que ocorrerá ao você declarar a reforma do seu imóvel.

Quando você reforma o seu imóvel, automaticamente o seu valor de mercado também aumenta. Isso significa que, se você decidir vender o imóvel no futuro, poderá obter abatimento no imposto de renda.

Assim, se o imóvel for vendido, a diferença entre o preço pago e o preço recebido na venda é menor, sugerindo uma redução nos impostos. Na venda de imóveis, paga-se tributo sobre o valor do lucro gerado, calculado da seguinte forma:

Venda (-) Custo (compra somado as reformas)

Como declarar

Para imóveis adquiridos após 1988, informe os custos da reforma na ficha "Bens e Direitos", nas linhas 11 para apartamento e 12 para casa.

Quando você financiar um imóvel, os custos da reforma devem ser somados ao valor das parcelas que você já estará pagando. Some os gastos da reforma com os valores das prestações pagas durante o ano referente à declaração. Mantenha os valores já declarados nos anos anteriores.

Se você adquiriu um imóvel até 31 de dezembro de 1988, na hora de fazer a declaração da reforma, também precisará informar isso na ficha de “Bens e Direitos”, linha 17, em “benfeitorias”.

Quando você for fazer a declaração de imposto de renda, seja na situação de construção ou reforma da sua casa, lembre-se de guardar todos os documentos e comprovantes para que possa provar os valores gastos.

Portanto, é importante que você comece a organizar seus documentos o quanto antes para não ter problemas na hora de fazer a declaração.

ARKA Online Notícias

ARKA Online Contabilidade

Leia: Declarar bolsa de estudo na declaração do imposto de renda