Saiba como funciona a contratação de crédito imobiliário digital

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Espera-se que todos os agentes financeiros estejam devidamente integrados com os cartórios em São Paulo até o final de 2023 e ofereçam serviços de contratação de crédito imobiliário digital.

Contratação de crédito imobiliário digital
Contratação de crédito imobiliário digital

Há instituições financeiras fechando contratos de crédito imobiliário, sem que o cliente precise se deslocar até uma agência bancária ou um cartório para ter a sua assinatura recolhida.

Esse novo formato possibilitou 500 novos contratos para o Bradesco, o que equivale a R$ 150 milhões de financiamentos firmados de forma totalmente digital.

O projeto teve início no estado de São Paulo e se estendeu por todo o país, com a finalidade de desburocratizar o processo da contratação de crédito imobiliário.

 

O registro eletrônico recolhe assinaturas digitais e integra o sistema dos cartórios de todo o país. Dessa forma, os envolvidos no processo podem acompanhar o contrato virtualmente, inclusive assinar, sem precisar ir até locais físicos.

 

A novidade está sendo acolhida por alguns bancos, e a expectativa é que esse seja o padrão no mercado até o final do ano que vem, de acordo com José Rocha Neto, presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

 

Ainda, observou o presidente da Abecip que essa é a segunda onda de digitalização do processo de contratação de créditos imobiliários. A primeira onda foi impulsionada pela pandemia, quando bancos passaram a oferecer digitalmente serviços como cotação, simulação, aprovação de crédito e envio de documentos iniciais.

 

Agilidade na contratação de crédito imobiliário

 

Sandro Gamba, diretor de crédito imobiliário do Santander, afirmou que o novo formato irá diminuir o tempo de contratação de empréstimos em até uma semana.

 

Henriete Bernabé, vice-presidente de habitação da Caixa Econômica Federal, informou que o banco estatal já deu início a esse processo, de modo que oferece canais digitais que possibilitam simulação e cotação, assim como tramitação de documentos. Porém, o cliente ainda precisa ir a uma agência para concluir o processo.

 

A expectativa é de um avanço considerável já no início do ano que vem. Nesse período, o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (Serp) deve estar em pleno funcionamento, o que vai unificar os sistemas dos cartórios em todo o país, além de permitir registros e consultas através da internet, de acordo com o estabelecido na Lei 14.382/22, sancionada em junho.

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