Eleições 2022: a votação em todos os estados do país seguirá conforme o horário de Brasília

Tempo de leitura: 2 minutos

As eleições de 2022 apresentarão uma mudança significativa: todos os locais de votação funcionarão no mesmo horário. Dessa forma, independentemente do fuso horário da cidade, o horário das urnas será das 8h às 17h (horário de Brasília).

Eleições 2022
Eleições 2022

As cidades que estão em fusos horários diferentes precisam se adaptar ao horário da capital, Brasília, onde a votação começa às 8h e termina às 17h.

Os candidatos a presidente, governador, senador e deputado federal, além de deputado distrital no DF, terão seus nomes colocados na urna eletrônica para que os eleitores possam escolher quem irá representá-los nas próximas eleições.

A mudança de início do horário eleitoral obrigatório foi uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em dezembro de 2021 e está prevista na Resolução TSE nº 23.669.

A medida afeta todos os municípios do Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima. No Amazonas, a mudança vale para os 62 municípios que estão divididos em dois fusos horários (conferir lista abaixo). Em Pernambuco, o distrito de Fernando de Noronha também terá que se adequar ao novo horário.

Para saber qual o horário de votação nas eleições 2022 em sua cidade, basta conferir o quadro abaixo:

  • No estado do Acre: das6h às 15h

- Duas horas antes do horário de Brasília

  • Em 11 municípios no estado do Amazonas: das6h às 15h
    - Duas horas antes do horário de Brasília
    - Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença
  • Nos outros 51 municípios do Amazonas:das 7h às 16h
    - Uma hora antes do horário de Brasília
  • Nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima: das7h às 16h
    - Uma hora antes do horário de Brasília
  • Em Fernando de Noronha: das 9h às 18h
    - Uma hora antes do horário de Brasília

A apuração dos resultados para todos os cargos eleitorais iniciará às 17h (horário oficial de Brasília). Lembre-se: se a votação terminar às 17h, mas houver eleitores na fila, eles ainda terão o direito de votar.

Nas eleições passadas, a divulgação dos resultados era feita após o término da votação no estado do Acre, onde o fuso horário está duas horas atrás do fuso de Brasília/DF. O objetivo principal era evitar que a divulgação dos resultados pudesse influenciar aquelas pessoas que ainda votavam nas localidades com seções eleitorais ainda abertas.

Na ARKA Online Contabilidade fazemos nossa parte, divulgando notícias e informações relevantes para a população em geral.

Mais informações, acesse o TSE clicando aqui!

Telefones:
+55(61) 3030-7058/7077/7078

E-mail: imprensa@tse.jus.br

Site: https://www.tse.jus.br

Fonte: TSE