Contribuição Previdenciária de Empresários: A Importância da Regularidade

Tempo de leitura: 3 minutos

Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Me chamo Abilio Varjão, sou CEO da ARKA Online, e estou aqui para conversar sobre a contribuição previdenciária dos empresários. É importante que mesmo os pequenos empresários entendam como funciona a relação entre eles e o INSS. Se você ainda não está inscrito em nosso blog, inscreva-se e compartilhe este artigo para ajudar outros empresários em todo o Brasil a prosperar em seus negócios. Conto com a ajuda de todos vocês!

A Importância da Contribuição Previdenciária

Infelizmente, no Brasil, muitos empresários não fazem contribuições previdenciárias regularmente. Isso é muito prejudicial, pois você deixa de ter direitos como aposentadoria e benefícios em casos de doença, por exemplo. Por isso, é fundamental que você, empresário, compreenda a importância dessa contribuição.

É importante ressaltar que o Microempreendedor Individual (MEI) possui uma relação diferente com a Previdência Social. O MEI paga um guia único que engloba todos os impostos, incluindo o INSS. Isso facilita a relação do MEI com a Previdência e permite que ele tenha acesso aos benefícios previdenciários, como aposentadoria por idade.

No entanto, os demais empresários precisam efetuar o recolhimento mensal da Guia da Previdência Social (GPS), por meio da folha de pagamento. A maioria dos empresários opta por fazer o recolhimento com base no salário mínimo para evitar a incidência do Imposto de Renda e contribuição previdenciária maior. No entanto, é importante destacar que isso afeta diretamente sua aposentadoria.

A Importância do Recolhimento Regular

Na hora de se propor, o cálculo é feito com base nas suas contribuições. Por isso, é essencial que você, empresário, esteja atento a esses pagamentos e efetue o recolhimento regularmente. Não adianta o contador lançar no sistema a sua retirada de pró-labore se você não estiver efetuando o pagamento da guia. O INSS precisa saber que o guia foi pago, não basta apenas informar.

Além disso, é importante destacar que é possível fazer o pagamento retroativo de períodos passados, porém, é necessário ter cautela. Você pode fazer o recolhimento retroativo até os últimos cinco anos, desde que comprove uma atividade laboral. No caso dos empresários, existem diversos documentos que podem servir como comprovação.

É fundamental ficar atento a essa questão e, caso seja preciso fazer recolocações em atraso, é importante procurar ajuda de um advogado ou contador para que você auxilie nesse processo. Vale ressaltar que há incidência de juros e multas nesses casos.

Seus Direitos Previdenciários

A sua contratação como empresário é um direito previdenciário garantido. Você é um contribuinte individual, mesmo como diretor de empresa sem registro em carteira. No entanto, para ter acesso a esse direito, é preciso fazer as contribuições regularmente e se encaixar nas regras de aposentadoria.

Portanto, não deixe de realizar o recolhimento regular da contribuição previdenciária. Lembre-se de que, ao efetuar o pagamento, você está investindo no seu futuro e garantindo sua aposentadoria. Fique atento e busque orientação profissional para auxiliá-lo nesse processo.

Muito obrigada por ler este artigo. Se você gostou, não se esqueça de comentar e compartilhar com todos. Ajude-nos a expandir nosso blog! Acesse o nosso blog,  para ler outros artigos. Um grande abraço a todos e que Deus os abençoe!