Da Antiguidade à Globalização: A Ascensão do Sistema de 24 Horas como Padrão Mundial de Tempo

Tempo de leitura: 1 minuto

A divisão do dia em 24 horas é uma invenção relativamente recente. Os antigos egípcios, por exemplo, dividiam o dia em 10 horas de luz e 10 horas de escuridão. Os antigos romanos também usavam um sistema de 12 horas, mas as horas eram mais curtas no inverno do que no verão.

A divisão do dia em 24 horas foi inventada pelos antigos babilônios por volta de 3000 a.C. Eles usavam um sistema de 60 minutos por hora e 60 segundos por minuto. Esse sistema foi adotado pelos antigos gregos e romanos, e depois pelos árabes.

O sistema de 24 horas foi introduzido na Europa no século XIII, mas não se tornou popular até o século XVI. Foi adotado pela Inglaterra em 1752, e pelos Estados Unidos em 1918.

Hoje, o sistema de 24 horas é o sistema de tempo mais usado no mundo. É usado pela maioria dos países, incluindo todos os países do mundo ocidental. O sistema de 12 horas ainda é usado em alguns países, como os Estados Unidos e o Canadá, mas está se tornando cada vez mais raro.

A divisão do dia em 24 horas é um sistema mais preciso do que o sistema de 12 horas. Isso porque as horas do sistema de 24 horas são sempre iguais, independentemente da estação do ano. O sistema de 12 horas, por outro lado, tem horas que são mais longas no verão e mais curtas no inverno.

A divisão do dia em 24 horas é também um sistema mais lógico do que o sistema de 12 horas. No sistema de 24 horas, as horas são contadas de 0 a 23, o que é mais fácil de entender do que as horas do sistema de 12 horas, que podem ser AM ou PM.

O sistema de 24 horas é o sistema de tempo mais usado no mundo porque é um sistema mais preciso, mais lógico e mais internacional.

Leia: A Convergência entre Inteligência Artificial e Neurociência: Perspectivas e Desafios