Declaração conjunta do Imposto de Renda 2022: para o casal, é melhor fazer a declaração de ajuste em conjunto ou separadamente?

Tempo de leitura: 4 minutos

A declaração conjunta do Imposto de Renda 2022 é recomendada para casais em que ambos tenham renda e despesas dedutíveis, pois os benefícios são maiores. No entanto, se um dos cônjuges possui renda maior ou gastos não dedutíveis, a declaração separada é a melhor opção.

Declaração em conjunto: a soma das despesas dedutíveis e rendas podem compensar

Quando um casal opta por fazer juntos a Imposto de Renda 2022, um dos parceiros se tornará o titular da declaração e o outro aparecerá como dependente. Serão somados os rendimentos de ambas as partes, bem como todas as despesas dedutíveis exigidas por lei, como despesas de saúde e educação para si e seus filhos.

A diferença entre as receitas e despesas das duas será utilizada como base de cálculo do imposto de renda anual. A este valor aplica-se a tabela de progressão do imposto sobre o rendimento. Todos os impostos retidos na fonte são deduzidos do valor calculado e as informações são incluídas nos relatórios de renda de ambas as partes.

Ao fazer juntos, um aumento na renda familiar pode empurrar a declaração para uma faixa de imposto mais alta. Por outro lado, ao somar as despesas dedutíveis para dependentes (cônjuge e filhos), a base de cálculo do IR pode ser menor, resultando em menor imposto a pagar ou aumento na restituição do imposto.

Leia também: Informe de rendimentos: saiba como isso pode te auxiliar na declaração do IR

Declaração individual e filhos

Quanto maior o lucro tributável, mais deduções de despesas são necessárias para reduzir a base de cálculo do imposto de renda 2022. Essa é a análise que o casal precisa fazer. Ao optar por declarar separadamente, cada um preenche o seu formulário.

No entanto, o casal deve acordar em qual declaração a criança será notificada como dependente. Quando há mais de um filho, eles podem ser divididos em duas declarações para apoiar o casal. O mesmo filho não pode aparecer em ambas as declarações. Normalmente, o salário de cada cônjuge é diferente e com alíquotas diferentes na tabela do IR. Neste caso, inclua os filhos (e suas respectivas despesas dedutíveis) na declaração de quem ganha mais para uma dedução fiscal maior.

Saiba como deve ficar a ficha de Bens e Direitos na declaração

Declaração conjunta do Imposto de Renda
Declaração conjunta do Imposto de Renda

Os casais que optarem por fazer a declaração de imposto de renda 2022 separadamente, devem preencher cuidadosamente o formulário de Bens e Direitos. A propriedade conjunta de marido e mulher deve constar na declaração de um dos cônjuges. A outra parte deve declarar em sua declaração que "bens e direitos constam na declaração do cônjuge".

Para fazer isso, entre no formulário Ativos e Direitos e selecione Código 99 (Outro). Insira a frase acima e acrescente o nome e o CPF do cônjuge. Em "situação em 31/12/2020" e "situação em 31/12/2021", insira o valor zero.

O preenchimento da declaração pode emitir uma mensagem de alerta padrão solicitando que você preencha um campo com um valor válido, mas não impedirá a declaração seja enviada, então vá em frente e mantenha o valor em zero.

Quem pode declarar em conjunto?

De acordo com a RFB, podem declarar em conjunto na declaração de imposto de renda 2022:

  • As pessoas oficialmente casadas;
  • Pessoas com vínculo estável há mais de cinco anos;
  • Casais com filhos juntos, independentemente de quanto tempo vivem juntos, ou se o relacionamento é formal ou não.

Para casais homoafetivos, as regras são as mesmas?

As mesmas regras para o Imposto de Renda de 2022 valem para relacionamentos homoafetivo, desde que comprovadas por certidão de casamento, contrato de união estável, ou acordo judicial registrado em cartório.

A ARKA Online é uma empresa especialista em Imposto de Renda de Pessoa Física. Deixe todo o trabalho conosco! Envie toda a documentação digitalizada, via e-mail, ou fotos pelo WhatsApp. Agende uma videoconferência com um de nossos contadores e tire suas dúvidas. Será um prazer atende-lo.

Clique para avaliar este post!
[Total: 0 Média: 0]