Informe de rendimentos: saiba como isso pode te auxiliar na declaração do IR

Tempo de leitura: 4 minutos

Ano após ano, milhares de brasileiros precisam declarar os seus recebimentos por meio do Imposto de Renda. Nesse momento, ferramentas como o informe de rendimentos podem tornar o processo mais prático.

Em 2022, a entrega do Imposto de Renda não passou por mudanças.

O prazo para a entrega da declaração vai do dia 01 de março até de 29 de abril.

Desta forma, é preciso obter o informe de rendimentos e demais documentos, para não ter atropelos de última hora.

O que você acha de compreender melhor sobre o que estamos falando?

Acompanhe o nosso artigo com atenção e aproveite para descobrir tudo o que você precisa saber acerca do informe de rendimentos. Confira!

Leia também o conteúdo sobre o assunto: Arka Online - conheça os diferenciais

Do que se trata o informe de rendimentos?

O Imposto de Renda é um imposto que incide sobre os ganhos obtidos tanto por pessoas físicas quanto por empresas. Logo, se faz necessário prestar contas de todos os seus recebimentos ao longo de um ano.

Nesse momento, é de fundamental importância contar com o suporte do informe de rendimentos. Estamos falando de um documento que tem como função informar quanto uma pessoa física ganhou dentro de um determinado período de tempo.

Desse modo, são levados em consideração ganhos de diferentes origens. Confira a seguir alguns dos principais exemplos:

  • Salários;
  • Bônus;
  • Pensões;
  • Aposentadoria;
  • Rendimentos de aplicações;

Agora, que tal compreender também como um contribuinte do Imposto de Renda 2021 pode emitir o seu informe de rendimentos? Continue a sua leitura com bastante atenção e aproveite para tirar todas as suas dúvidas!

Informe de rendimentos
Informe de rendimentos

Como emitir informes de rendimentos?

Oinforme de rendimentos se apresenta como um aliado dos contribuintes no momento de declarar os seus ganhos à Receita Federal.

Na maioria das vezes, os valores contidos em um informe se referem ao período de um ano, abrangendo desde o dia 1º de janeiro até 31 de dezembro.

Sendo assim, confira a seguir os principais meios disponíveis para fazer a emissão de um informe de rendimentos:

  • Empresas: as empresas, independentemente do tipo e segmento, podem fornecer um informe detalhando todos os rendimentos dos seus colaboradores. O que envolve salário, bônus, benefícios, entre outros;
  • Instituições financeiras: um contribuinte também pode solicitar um informe de rendimentos nas instituições nas quais ele possui conta. Estão inclusos bancos, seguradoras e corretoras de investimentos.
  • INSS: Uma última opção disponível para os contribuintes é o INSS, que informa quais foram os rendimentos obtidos por pensionistas e aposentados ao longo de um ano-calendário.

Portanto, o informe de rendimentos tem a função de detalhar, de forma precisa, todos os ganhos de uma pessoa dentro do período analisado. O que proporciona uma maior praticidade no momento de declarar o Imposto de Renda.

Aproveite para acompanhar o nosso artigo sobre o tema: Planejamento Tributário 2022: você já fez o seu?

O que eu preciso saber sobre o Imposto de Renda?

O Brasil é um dos países com a maior carga tributária em todo o mundo. São vários os impostos pagos por pessoas e empresas. Um dos impostos mais conhecidos e temidos pelos brasileiros é o Imposto de Renda.

Estamos falando de um imposto no qual o Governo faz uma checagem de tudo o que uma pessoa recebeu e gastou durante um determinado período. É isso que determina qual será o valor referente à contribuição.

Sendo assim, ter em mãos o informe de rendimentos é de suma importância para todo e qualquer contribuinte.

Afinal de contas, este documento é capaz de facilitar a vida do contribuinte no momento de declarar os seus recebimentos. Deve-se lembrar que, ao não informar todos os rendimentos, corre-se o risco de cair na Malha Fina.

O que você achou do nosso artigo sobre informe de rendimentos? Caso tenha alguma dúvida, não se esqueça de compartilhar conosco por meio do nosso campo destinado para comentários!

A ARKA online é um escritório que presta serviços de contabilidade, consultoria trabalhista e tributária, composto por especialistas em e-Social Doméstico, MEI – Micro Empreendedor Individual, Micro e Pequenas Empresas.

Somos uma equipe multidisciplinar, composta por Contadores, Administradores e Profissionais de TI, unidos em prol do mesmo objetivo: atender clientes de forma permanente, personalizada e eficaz.

Aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como os nossos serviços podem ajudar você e a sua empresa!

Não perca a oportunidade também de seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para acompanhar novos conteúdos!