Desconto na Conta de Luz: Como Aproveitar a Tarifa Social de Energia Elétrica

Tempo de leitura: 1 minuto

A conta de luz é uma das despesas mais significativas no orçamento de muitas famílias brasileiras. No entanto, milhões delas poderiam estar pagando menos por esse serviço, mas não o fazem, muitas vezes por desconhecimento. Estamos falando do programa Tarifa Social de Energia Elétrica, uma iniciativa que visa beneficiar famílias de baixa renda.

Quem tem direito ao desconto?

Para ser beneficiado com o desconto de até 65% na conta de luz, a família deve atender a alguns critérios:

  • Estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) com renda mensal de até 3 salários-mínimos.
  • Ter em sua composição alguém portador de doença ou deficiência que necessite de tratamento ou procedimento médico contínuo que dependa de aparelhos que consomem energia elétrica.

Como funciona o desconto?

O processo para obtenção do desconto é simplificado e automático. Desde janeiro de 2022, o desconto é aplicado diretamente nas contas das famílias que se enquadram nos critérios, com base em seus dados cadastrais no CadÚnico. Não é necessário solicitar o desconto à distribuidora de energia. O sistema faz um cruzamento de dados entre os clientes das distribuidoras e os beneficiários dos programas federais, aplicando o desconto automaticamente.

Uma informação relevante é que o titular do CadÚnico não precisa ser o mesmo da conta de energia. Ou seja, se a conta estiver no nome do marido, mas o CadÚnico estiver no nome da esposa, a família ainda pode ser beneficiada. A atualização dos dados pode ser feita pelo aplicativo do CadÚnico, site ou até mesmo por telefone.

Conclusão

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um benefício valioso para famílias de baixa renda, proporcionando alívio no orçamento mensal. Se você se enquadra nos critérios, certifique-se de que seus dados estejam atualizados no CadÚnico e aproveite esse desconto. Informe-se e não deixe de usufruir de um direito que pode fazer a diferença no final do mês.

Leia: Drex vs. Pix: O Futuro dos Pagamentos Digitais no Brasil