Solicitação de Revisão do Benefício do INSS

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O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão responsável pelo pagamento do benefício ao segurado do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). No entanto, às vezes o valor do benefício pode não ser o adequado. Nesses casos, é possível solicitar uma revisão.

Neste artigo, vamos mostrar como solicitar uma revisão do benefício do INSS.

O que é a revisão junto ao INSS?

É um serviço oferecido pela Previdência Social para a pessoa que deseja fazer uma nova avaliação do seu benefício.

Exemplo de casos indicados:

  • Reavaliar o valor ou tempo de contribuição considerado no benefício;
  • Incluir, alterar ou excluir dependentes;
  • Apresentar novos documentos para análise.

O requerimento é todo realizado de modo online, não sendo necessário deslocar-se ao Instituto Nacional do Seguro Social.

Quem pode utilizar este serviço?

Pessoas que já recebem benefícios pelo INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).

Como realizar a revisão do benefício

  • Entrar no aplicativo ou site do Meu INSS;
  • Clicar no em “Novo Pedido”;
  • Digitar: nome do serviço/benefício que você quer;
  • Ao aparecer a lista, clicar no serviço/benefício;
  • Ler com atenção o texto na tela e avançar conforme instruções.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

  1. App Meu INSS para smartphone;
  2. Site  Site do Meu INSS.

Quando o sistema informatizado estiver indisponível, as medidas de atendimento deverão ser executadas pelo número 135.

DOCUMENTOS EXIGÍDOS

Todos os casos necessitam de documentação equivalente Obrigatória:

  • CPF;
  • Número do benefício junto ao INSS.

Para procurador ou seu representante legal:

  • Procuração ou, se for o caso, termo de representação legal;
  • CPF e Identificação com a foto (CNH, CTPS, ou RG).

QUAL O TEMPO QUE DURA A SOLICITAÇÃO?

Atendimento imediato

COMO ACOMPANHAR A RESPOSTA DO INSS?

Para acompanhar o progresso e obter resposta do seu processo:

  • Entrar no aplicativo ou site do Meu INSS;
  • Clicar em “Consultar Pedidos”;
  • Encontrar na lista que aparece, o seu processo;
  • Clicar em “Detalhar” para mais detalhes.

TEMPO de resposta da solicitação

Em média, o prazo de entrega deste serviço é de 30 dias úteis.

OUTRAS INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Esta prestação de serviço é oferecida sem custo ao cidadão.

Para qualquer esclarecimento adicional relacionado a este serviço, não hesite em contactar a Central de Atendimento do INSS através do número 135. Os atendimentos estão disponíveis de segunda-feira a sábado entre 7h e 22h, no horário de Brasília.

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