Imposto de renda: saiba como declarar despesas médicas

Tempo de leitura: 3 minutos

Despesas médicas são aquelas que são realizadas para tratamento de doenças e cuidados com a saúde. Muitas pessoas têm dúvidas sobre como declarar esses gastos no imposto de renda, afinal, nem todos os tipos de despesas são dedutíveis.

Saiba como declarar despesas médicas
Saiba como declarar despesas médicas

Saiba agora quais são os tipos de despesas médicas que podem ser deduzidas no imposto de renda e como declará-las na sua declaração.

As despesas médicas entram como item dedutível no Imposto de Renda? Descubra agora. É importante declarar toda e qualquer despesa no IR para não ter problemas futuros. Saiba como fazer isso da maneira correta.

Muitos brasileiros ficam nervosos só de pensar em declarar o Imposto de Renda, afinal, ninguém quer ter que lidar com a burocracia do governo. Mas fique tranquilo! Existem maneiras de facilitar essa tarefa.

Estudar e se preparar é a melhor maneira de evitar problemas na hora de declarar o Imposto de Renda. Não basta apenas entender o processo, é preciso estar atento a todos os detalhes para que nada saia errado.

Você deve informar todas as suas receitas e despesas ao longo do ano. Isto inclui, por exemplo, despesas médicas. A seguir, vamos tratar disso em mais detalhes.

Não existe um limite para as despesas médicas que você pode deduzir no Imposto de Renda.

Despesas com saúde que são dedutíveis no imposto de renda

Qualquer tipo de consulta médica; Exames de laboratório e radiografias; Gastos hospitalares; Despesas com o parto; Aparelhos ortopédicos e odontológicos; Próteses ortopédicas e dentárias; Planos e seguros de saúde; Cirurgias plástica; Despesas com prótese de silicone - quando integrada a conta emitida pelo estabelecimento hospitalar em conjunto com uma despesa médica dedutível; Materiais usados em cirurgia; Despesas com assistente social, massagistas e enfermeiros; Instrução de deficientes físicos e mentais; Despesas médicas ou de hospitalização realizadas no exterior; Internação hospitalar em residência; Internação em estabelecimento geriátrico.

Para que suas despesas médicas sejam realmente dedutíveis e você possa ser reembolsado, é importante que elas estejam descritas nas faturas emitidas pelos hospitais, clínicas, consultórios ou profissionais de saúde.

As deduções com despesas médicas só podem ser abatidas da base de cálculo, se o contribuinte declarar Imposto de Renda pelo modelo completo e tiver todos os comprovantes dessas ocorrências. Os recibos servem como um meio de prova, por isso é importante guardá-los cuidadosamente.

Como declarar as despesas médicas no IR?

As pessoas caem na malha fina por não saberem como declarar o IR de forma correta. Às vezes, isso acontece porque elas não entendem como funciona o programa da Receita Federal.

Anexar despesas médicas é um processo simples e nós da ARKA Online Contabilidade estamos aqui para te ajudar. Siga os seguintes passos:

  • Abrir a ficha “Pagamentos efetuados” na declaração e clique em novo;
  • Selecionar o código da despesa médica;
  • Preencher com as informações: nome, CNPJ ou CPF do prestador e valor da despesa médica.

Agora que você declarou suas despesas médicas, basta repetir o processo para todos os seus gastos do ano. Não esqueça de incluir qualquer informação relevante na declaração. Tudo precisa estar perfeitamente registrado, caso contrário, pode ser penalizado.

Além de ser mais transparente, financeiramente falando, ao declarar todas as suas despesas na Declaração de Imposto de Renda, você também terá uma restituição maior.

Se você ainda tem dúvidas de como organizar e manter seus documentos, saiba que já existem soluções tecnológicas para isso. A ARKA Online Contabilidade, por exemplo, armazena todos os comprovantes em nuvem.

Se você ainda tem dúvidas sobre onde declarar suas despesas médicas no Imposto de Renda, deixe um comentário abaixo que responderemos o mais rápido possível.

ARKA Online Notícias

ARKA Online Contabilidade

Leia: Imposto de Renda: Como Declarar consórcio