“É a Ales” por Jon Fosse

Tempo de leitura: 2 minutos

O livro "É a Ales" de Jon Fosse, laureado com o Prêmio Nobel de Literatura de 2023, é uma obra que explora temas profundos e humanos, tecendo um intricado retrato das complexidades das relações humanas e da inescapável reverberação do passado. Abaixo estão algumas análises e insights sobre o livro, extraídos de várias fontes.

  1. Narrativa e Temas:
    • O romance é descrito como um relato hipnótico e inesquecível de um homem que sai com um barco e nunca mais retorna, e uma mulher que permanece à espera, com as marcas indeléveis dessa história se estendendo por cinco gerações de uma família​​​.
    • A narrativa segue a personagem Signe, que se debruça sobre suas memórias, desenterrando os laços e dramas familiares que se estendem até sua trisavó Ales. A prosa vívida e alucinante de Fosse é elogiada por sua habilidade de fazer os momentos presentes e passados coexistirem no mesmo espaço, oferecendo uma profunda reflexão sobre o amor, a perda e o legado dos antepassados​​.
    • O livro é muitas vezes comparado com os melhores trabalhos de Faulkner, abordando a relação inescapável com o passado e como a história reverbera através das gerações. A dor e o amor são temas centrais que, segundo a narrativa, nunca podem ser completamente expressos em palavras​​.
  2. Estilo Literário:
    • Fosse é muitas vezes elogiado por seu estilo literário único, com comparações sendo feitas com grandes nomes como Samuel Beckett. Ele é descrito como o "Beckett do século XXI" por Le Monde, e seus encantamentos literários são comparados às sinfonias de Philip Glass ou às tomadas de Béla Tarr pelo The Paris Review​​.
    • O romance é descrito como hipnotizante, com uma estrutura que desafia a noção de tempo e elabora o absurdo do luto​​.
  3. Recepção e Reconhecimento:
    • Jon Fosse é aclamado como um dos maiores escritores da Europa por Karl Ove Knausgård, e o romance "É a Ales" é uma amostra representativa de seu aclamado talento literário​​.
    • O livro foi bem recebido, com sua prosa vívida e alucinante sendo destacada como uma das características que fazem de Fosse um dos mais destacados autores contemporâneos​​.

"É a Ales" é, sem dúvida, uma obra rica que mergulha nas profundezas da experiência humana, explorando as complexas dinâmicas das relações familiares e a incessante ressonância do passado no presente. O estilo literário distintivo e evocativo de Fosse contribui para a ressonância duradoura da obra, tornando-a um valioso acréscimo à literatura contemporânea.

Leia: “É Assim Que Começa” por Colleen Hoover

Click AQUI e Adquira o Livro: É a Ales na AMAZON.com