Outubro rosa: mês da conscientização

Tempo de leitura: 3 minutos

Outubro rosa é uma campanha de conscientização sobre o câncer de mama, que ocorre durante todo o mês de outubro.

Outubro rosa
Outubro rosa

A campanha foi criada na década de 1990 pelo Instituto Nacional do Câncer, nos Estados Unidos, com o objetivo de chamar a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

No Brasil, a campanha é realizada pelo Ministério da Saúde e tem como símbolo o laço pink. A campanha é importante para incentivar as mulheres a fazer exames de rotina, como mamografia, e a se cuidarem para prevenir o câncer de mama.

O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, já que quanto mais cedo a doença for detectada, maiores são as chances de cura.

No Brasil, o câncer de mama é o tipo de câncer que mais afeta mulheres, com cerca de 60 mil novos casos a cada ano. A doença pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em mulheres acima dos 40 anos.

Para se prevenir, é importante fazer exames de rotina, manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Outubro rosa

Outubro é o mês do câncer de mama porque é o mês em que ocorre a Campanha Nacional de Conscientização sobre o Câncer de Mama, que tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama.

Símbolo da campanha

O símbolo da campanha é um laço rosa porque o Rosa é o símbolo da esperança. A campanha é chamada de "Campanha do Laço Rosa" porque é uma campanha para aumentar a conscientização sobre o câncer de mama e para incentivar as mulheres a se envolverem na luta contra a doença.

Conscientização do outubro rosa

A primeira dica é divulgar a importância do exame preventivo, que é o exame que ajuda a detectar o câncer de mama em estágio inicial. Outra dica é incentivar as mulheres a fazer o autoexame, que é uma forma de detectar o câncer de mama em estágio inicial.

Prevenção

Não há uma maneira única de prevenir o câncer de mama, mas existem algumas medidas que podem diminuir o risco.

Elas incluem: - Manter um peso saudável; - Evitar o consumo excessivo de álcool; - Exercitar-se regularmente; - Limitar a exposição à radiação e a outros produtos químicos potencialmente cancerígenos.

Tratamento

O tratamento da doença varia de acordo com o estágio em que se encontra, suas características biológicas e das condições da paciente (idade, status menopausal, comorbidades e preferências).

Os tratamentos para o câncer de mama podem ser divididos em dois tipos: tratamento local e tratamento sistêmico.

O primeiro envolve cirurgia e radioterapia, além da reconstrução mamária, enquanto o segundo engloba quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.

A ARKA Online apoia essa ideia, fazendo seu papel de divulgação!

Fonte: Instituto Nacional de Câncer – Ministério da Saúde

https://www.inca.gov.br/mama

ARKA Online Notícias

ARKA Online Contabilidade