Encerramento das Escolas Cívico-Militares no Brasil: Decisão do MEC Gera Reações Mistas

Tempo de leitura: 1 minuto

O Ministério da Educação (MEC) decidiu encerrar a operação das escolas cívico-militares no Brasil. A decisão foi anunciada em uma carta enviada aos secretários estaduais e municipais de educação em 12 de julho de 2023. A carta afirma que o MEC concluiu que as escolas cívico-militares não estavam alcançando seus objetivos pretendidos.

As escolas cívico-militares foram criadas em 2019 pelo governo de Jair Bolsonaro. O objetivo das escolas era melhorar a disciplina e o desempenho acadêmico nas escolas públicas. No entanto, a avaliação do MEC constatou que as escolas não estavam tendo um impacto significativo em nenhum desses aspectos.

A carta do MEC também afirma que a decisão de encerrar as escolas cívico-militares foi tomada em consulta com as Forças Armadas brasileiras. As Forças Armadas vinham fornecendo apoio às escolas, mas não estarão mais envolvidas na operação das mesmas.

O encerramento das escolas cívico-militares afetará aproximadamente 100.000 estudantes. Esses alunos serão transferidos para outras escolas públicas.

A decisão de encerrar as escolas cívico-militares tem gerado reações mistas. Algumas pessoas receberam a decisão de forma positiva, argumentando que as escolas não eram eficazes. Outras criticaram a decisão, argumentando que as escolas estavam oferecendo um serviço valioso aos estudantes.

O encerramento das escolas cívico-militares é um desenvolvimento significativo na educação brasileira. Ainda resta saber qual impacto essa decisão terá na qualidade da educação nas escolas públicas.

Espero que isso seja útil!

Leia: A Mudança no Cenário Religioso do Brasil