Uma moeda para o Mercosul pode ser criada e substituir o Real? Saiba mais

Tempo de leitura: 2 minutos

Desde a criação do Mercosul, em 1991, a possibilidade de criar uma moeda comum para os países da região tem sido debatida. Recentemente, o assunto voltou a ser colocado em pauta, mas ainda há muitas dúvidas sobre se uma moeda única seria uma oportunidade para a região.

Uma das principais dúvidas é se os países do Mercosul estão preparados para uma moeda única.

O ministro da Fazenda do País e o embaixador da Argentina no Brasil tiveram uma conversa recentemente sobre a possibilidade de criar uma moeda única que seria utilizada por diversos países da América Latina. Desde então, muitas pessoas estão se perguntando se essa é realmente uma possibilidade.

Essa discussão sobre a existência de uma nova moeda começou recentemente e muitas pessoas ainda não sabem se é possível que ela exista. Então, fique atento às informações abaixo para não perder nenhuma novidade importante sobre o assunto!

Qual a possibilidade da circulação de uma única Moeda no Mercosul?

Nos últimos dias, surgiram rumores de que o Real estaria com seus dias contados e que um nova moeda estaria em desenvolvimento para ser usada nos países do Mercosul. A possibilidade surgiu à tona após um encontro entre Fernando Haddad e Daniel Scioli, onde discutiram a criação da nova moeda. No entanto, ainda não há nenhuma confirmação oficial sobre o assunto.

A discussão sobre a nova moeda gerou muito interesse do público. Vale lembrar que essa possibilidade não é nova, pois o próprio presidente Lula, já havia sinalizado um interesse neste tema em um mandato anterior.

O projeto de criação de uma moeda única é antigo, tendo início em 1999, quando a União Europeia passou a utilizar o Euro como moeda unificada entre os países membros. A ideia de criar uma moeda para o Mercosul já existe a tempos, mas nunca colocada em prática. O tema é sempre mencionado de vez em quando.

Leia: 2023 começou com uma boa notícia! Novo salário mínimo tem alta de quase 9%.

Essa ideia pode ir adiante?

A ideia de uma moeda única para vários países da América do Sul não é viável por causa da situação econômica dos países, como o Brasil e a Argentina. A inflação anual na Argentina chega a 100%, o que torna impraticável a circulação de uma moeda única.

A equipe de economia do ministro Haddad estudou a possibilidade de criar uma moeda específica para transações comerciais entre os países membros do Mercosul. Dessa forma, eles poderiam manter suas próprias moedas, mas facilitar o comércio entre os países.

Instituir uma nova moeda seria benéfico para o bloco comercial, pois fortaleceria o vínculo entre os países membros. Além disso, tornaria as transações mais ágeis e práticas, já que todos utilizariam a mesma moeda. O ministro disse que não existe a possibilidade de criar uma moeda para o Mercosul e que essa ideia não existe.

Saiba mais lendo outros artigos da ARKA Online Notícias. Clique aqui!