A Mudança no Cenário Religioso do Brasil

Tempo de leitura: 1 minuto

O Brasil, que já foi o país mais católico do mundo, está passando por uma mudança religiosa significativa. Segundo pesquisa recente do instituto Datafolha, o número de brasileiros que se identificam como católicos caiu de 89% em 1989 para 64% em 2022. Enquanto isso, o número de brasileiros que se identificam como evangélicos aumentou de 11% para 31% em relação ao mesmo período.

Essa mudança está sendo impulsionada por vários fatores, incluindo a ascensão do pentecostalismo, uma forma carismática de evangelicalismo que enfatiza a experiência pessoal e o emocionalismo. O pentecostalismo tem sido particularmente bem-sucedido em alcançar comunidades pobres e marginalizadas no Brasil.

O declínio do catolicismo no Brasil também está sendo atribuído à percepção generalizada de que a Igreja Católica é corrupta e distante das necessidades dos brasileiros comuns. Nos últimos anos, a Igreja foi abalada por uma série de escândalos, incluindo alegações de abuso sexual por parte de padres.

A mudança religiosa no Brasil está tendo um impacto significativo no cenário político do país. Os evangélicos são agora uma força importante na política brasileira e têm sido fundamentais para a ascensão de líderes populistas de direita como Jair Bolsonaro.

O futuro do cenário religioso do Brasil é incerto. No entanto, é claro que o país está passando por uma grande transformação religiosa. Essa transformação provavelmente terá um impacto profundo na sociedade e na política brasileira nos próximos anos.

Leia: Expectativas do Mercado Financeiro Após Divulgação do IPCA de Junho