Filme “Jogada de Rei” na Netflix com Cuba Gooding Jr

Tempo de leitura: 1 minuto

"Jogada de Rei" é um filme norte-americano de drama dirigido por Jake Goldberger e lançado em 2013. O filme é baseado na história real de Eugene Brown, interpretado por Cuba Gooding Jr. A narrativa segue Eugene, um ex-detento que, após cumprir uma sentença de 17 a 18 anos de prisão, busca redenção ao criar um clube de xadrez em sua comunidade para desviar jovens da criminalidade, usando o xadrez como uma ferramenta educativa para proporcionar a eles um futuro melhor​​​​​​.

A trama é descrita como comovente e inspiradora, trazendo à luz as vivências de Eugene e como ele utiliza suas experiências passadas para impactar positivamente a vida dos jovens ao seu redor​​​​. A atuação de Cuba Gooding Jr. é amplamente elogiada, com destaque para a forma autêntica com que ele encarna o personagem de Eugene​​​​.

A direção de Goldberger é apreciada por conduzir a história de maneira simples e eficaz, mantendo o público engajado ao longo de pouco mais de 90 minutos de duração do filme. O ritmo do filme, a montagem e a maneira como as cenas de xadrez são intercaladas com momentos tensos da vida dos personagens também são pontos destacados. A estrutura do roteiro é mencionada por espelhar um jogo de estratégia, onde cada escolha gera consequências imprevisíveis, mantendo a narrativa interessante e envolvente​​​.

Além da história central de redenção, "Jogada de Rei" também explora temas como a crueldade do mundo das drogas, a fragilidade da juventude e a importância de tomar decisões corajosas na vida, mesmo que isso signifique enfrentar desafios e retrocessos​​. O filme também é reconhecido por tratar com seriedade o preconceito e as dificuldades enfrentadas por personagens em situações de extrema pobreza, mostrando a determinação de Eugene em fazer a diferença na vida dos jovens que ele ensina​​.

Leia: “Ava”: A Força e Vulnerabilidade de Jessica Chastain em Meio a Um Mundo de Ação