Fisioterapeuta pode ser MEI? Como abrir um CNPJ?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

A criação do microempreendedor individual foi para acabar com a burocracia na abertura de empresas, principalmente para quem trabalha sozinho em atividades econômicas simples e autônoma. No entanto, a atividade de fisioterapeuta, que costuma ser uma fonte de renda para profissionais sem associados, não está na lista de atividades permitidas. Bom, e agora?

Não se trata da única opção, abrir um MEI - há mais opções para você escolher! Sim, afinal MEI e Simples Nacional não são a mesma coisa - o fisioterapeuta pode, sim, abrir uma empresa e ainda reduzir sua carga tributária.

Podemos dizer que a opção pela abertura de empresa formal deve estar em seus planos, pois é um passo seguro para não se preocupar em perder dinheiro por não agir com as decisões mais assertivas em favor do seu negócio no momento certo.

Consulte-nos a melhor opção para abrir uma empresa nesta área.

Um fisioterapeuta pode ser um MEI?

Não pode. O fisioterapeuta não pode ser um MEI. Por ser uma profissão regulamentada, esta atividade não consta da lista permitida pela comissão gestora. No entanto, os profissionais da área podem abrir uma empresa pessoal no Simples Nacional.

Demos a você esta resposta desde o início do texto. Há uma questão regulatória nas regras que permitem às empresas desenvolver atividades econômicas no momento da abertura de MEIs.

Quando uma organização profissional é responsável pelo controle de quem pode ou não prestar um determinado tipo de serviço, entende-se que é preciso formalizar-se em outro modelo, e depende também da participação dessa organização responsável - por isso é permitido a fisioterapia abrir seu negócio com redução de impostos no formato do Simples Nacional, mas não pode conduzir os negócios no formato MEI.

Atividades que não podem ser MEI

Por ser um modelo muito simples, projetado para profissionais que têm dificuldade em encontrar padrões formais, os microempreendedores pessoais (MEI) não são tão abrangentes: o modelo é muito específico e as regras e detalhes impõem restrições.

É impossível para o MEI se envolver em ocupações intelectuais, como engenheiros ou médicos, e todas as ocupações com senso de responsabilidade. Outra dificuldade é o valor da conta anual, que chega a 81 mil reais por ano - embora o evento tenha permitido a abertura do MEI, acabou excluindo muitas pessoas cujas contas ultrapassavam esse número.

Se alguma atividade semelhante à sua parece interessante para abrir um negócio, não me interpretem mal: atividades que usam dados falsos para conduzir negócios podem acabar sendo uma dor de cabeça.

Aproveite para ler: 5 livros sobre empreendedorismo para você ter uma gestão de sucesso

Atividades que podem ser um MEI

Muitas atividades do MEI podem ser abertas e essas atividades são revisadas pelo comitê diretor todos os anos. Conforme mencionado anteriormente, existem regras gerais para a definição de atividades econômicas que serão aceitas, tais como não serem consideradas atividades intelectuais e não envolverem ocupações regulamentadas.

Quando da concepção do modelo, já se previa que seria efetuada uma revisão anual incluindo atividades não permitidas, bem como excluindo outras atividades da lista do MEI. Ao que parece, isso significa que os profissionais que não têm mais o direito de manter a empresa no MEI precisam migrar para o próximo modelo, a microempresa (ME).

É sempre importante verificar com um contador se as atividades descritas são consistentes com o seu trabalho real - porque embora haja semelhanças entre certas situações, o que importa são as regras aplicadas pelo governo federal. Se acabar errando na definição, você pode receber multa e acabar tendo dificuldades na sua empresa.

Saiba como abrir uma empresa de fisioterapia

Entender como iniciar sua empresa de Fisioterapeuta passo a passo é um processo mais simples do que você pensa.
Como abrir sua empresa de Fisioterapeuta

Entender como iniciar um negócio passo a passo é um processo mais simples do que você pensa. Deixe-nos apontar alguns passos para você encaminhar seu negócio:

Definir se será uma empresa individual ou uma empresa coletiva

Considerando que para atividades de fisioterapia o menor tipo de empresa será a microempresa (ME), pode-se pensar em ter uma empresa parceira, sozinho, ou estar com colegas é mais divertido. Ambos os modelos podem ser interessantes, dependendo da sua situação.

Contratação de uma contabilidade

Sim, parece estranho fazê-lo logo, mas fique tranquilo: a primeira definição de um modelo de negócio aberto é fundamental para que a empresa tenha a melhor estrutura contábil - o que significa que, no final, ela se reduz ao máximo possível a carga tributária (sempre dentro do âmbito legal). Outro ponto importante é que as empresas brasileiras precisam necessariamente de acompanhamento contábil - então, se você contrata um escritório antes de iniciar o processo, esse é um ponto importante para você.

Traçar um bom plano estratégico de negócio

Muitas pessoas pensam que pelo fato de a empresa ser muito simples, geralmente há apenas um proprietário, portanto, nenhum planejamento é necessário. Olha, pelo contrário: no dia a dia ninguém vai pensar se vai optar por servir mais clientes a um preço mais acessível, ou se vai prestar um serviço diferenciado e mais seletivo, de forma a obter maior rentabilidade. Você pode tomar essa decisão quando realmente analisar os detalhes da empresa que deseja abrir.

Vamos seguir com a documentação para criar seu CNPJ

Com a ajuda de seu escritório de contabilidade, é hora de processar documentos e enviar solicitações a diversos órgãos governamentais para a criação de seu CNPJ. O legal de abrir uma microempresa desde o início é que a receita máxima desse negócio chega a 360.000 mil reais por ano - então desde o início você pode considerar desenvolver e expandir seu negócio ao máximo!

Vamos escolher CNAE para sua empresa de fisioterapia

Como você sabe, cada tipo de atividade profissional desenvolvida está mapeado e listado na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Pode ser realizada uma consulta CNAE para definir as opções. Para fisioterapia, código 8650-0/04 Atividades de fisioterapia.

Dentre os descritores desta categoria, destaca-se a fisioterapia, por isso esta é a melhor escolha para empresas da área.

A ARKA Online inicia o seu negócio com o menor custo

A ARKA Online vai completar todo o processo da abertura da sua empresa para que esteja 100% formalizada com os menores impostos. Cuidaremos de toda a papelada e, ao mesmo tempo, economizaremos seu tempo e dinheiro.