Guia dos indicadores financeiros: Entenda as métricas mais importantes para o seu negócio

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Os indicadores financeiros se apresentam como uma bússola para a gestão de uma organização. Eles permitem, por exemplo, identificar se um negócio está seguindo o melhor caminho no mercado.

Estamos falando de métricas indispensáveis na gestão empresarial. Por meio dos resultados encontrados, os gestores podem tanto manter uma empresa no caminho atual ou traçar novas estratégias para otimizar os seus resultados.

Deste modo, os indicadores financeiros permitem que os gestores consigam visualizar o impacto das suas vendas, bem como os prejuízos financeiros.

Sendo assim, toda e qualquer empresa que deseja crescer de forma saudável no mercado precisa acompanhar os seus indicadores financeiros.

O que você acha de compreender se a sua empresa está seguindo o melhor percurso para o seu sucesso? Leia este conteúdo até o final e descubra como acompanhar os resultados financeiros do seu negócio.

Acompanhe também o nosso artigo sobre o tema: Consultoria tributária e trabalhista digital: Qual a importância?

Do que se trata os indicadores financeiros? 

Os indicadores financeiros, também conhecidos como  KPIs (Key Performance Indicators), possibilitam que os gestores de uma empresa possam tomar decisões cada vez mais assertivas, sempre tendo como prioridade a saúde financeira. Possibilitando também obter maior lucratividade.

Atualmente, muitas empresas acabam encerrando as suas operações pela ausência de uma gestão financeira estruturada e eficiente.

Por meio de métricas como, por exemplo, o faturamento, se torna possível compreender se uma empresa corre riscos de não arcar com todos os seus compromissos financeiros e traçar novas estratégias de vendas.

Quais os principais indicadores financeiros de uma empresa?

No momento de realizar a análise de indicadores financeiros, os gestores à frente de uma empresa se deparam com uma série de opções, sendo que cada uma delas traz consigo informações relevantes sobre a saúde financeira.

Sendo assim, acompanhe a seguir quais são os principais exemplos de indicadores financeiros utilizados para medir o desempenho de uma empresa:

1. Ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio é um dos principais indicadores financeiros utilizados na gestão empresarial. Ele representa o momento no qual as receitas obtidas por uma empresa se igualam à soma de todos os seus custos.

Desse modo, é possível utilizá-lo para identificar o quanto uma empresa ainda precisa faturar para se manter em dia com todos os seus gastos.

Uma outra função do ponto de equilíbrio é a oportunidade de traçar estratégias para aumentar o desempenho das vendas. O que é de fundamental importância para otimizar a lucratividade de uma empresa.

Aproveite para ler também o nosso artigo sobre o assunto: MEI está obrigado a declarar o Imposto de Renda 2021?

2. Faturamento

Conhecido por todo e qualquer empreendedor que deseja ver a sua empresa crescendo e se consolidando no mercado, o faturamento é um indicador financeiro indispensável para mensurar a saúde financeira de uma gestão.

Estamos nos referindo a uma métrica que diz respeito à soma de todas receitas obtidas por meio das vendas de uma empresa dentro de um determinado período. A análise pode ser feita tanto de forma mensal como também anual.

Assim, por meio de indicadores financeiros como o faturamento, é possível compreender todo dinheiro que deve entrar no caixa. O que possibilita a realização de uma gestão financeira mais responsiva.

3. Margem de lucro

A margem de lucro se apresenta como uma porcentagem que, após ser adicionada aos custos por trás de um serviço ou produto, permite definir quanto uma empresa pretende ter de lucro por meio das suas vendas.

Aqui, temos um indicador financeiro indispensável em outros processos de uma empresa, como a sua precificação.

Isso porque, a definição do preço de venda de produtos e serviços precisa levar em consideração o abatimento de todos os custos de uma empresa. O que é fundamental para aumentar a sua lucratividade.

4. Rentabilidade

Constantemente confundido com a lucratividade, o indicador financeiro da rentabilidade permite visualizar quanto uma empresa teve de retorno financeiro, levando em consideração a realização dos seus investimentos.

Deste modo, a rentabilidade é a responsável por comparar todos os ganhos de uma empresa, quando comparados com os investimentos feitos.

Portanto, é indispensável que toda e qualquer empresa, independentemente do seu segmento e tamanho, precisa analisar os seus indicadores financeiros e, assim, sempre se manter financeiramente saudável.

Se você precisa do suporte de um serviço especializado para otimizar a gestão empresarial, conte com a Arka Online! Nós podemos ajudar a sua empresa a superar os obstáculos encontrados no mercado!

O que você achou do nosso artigo? Aproveite para seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para acompanhar novos conteúdos. Leia também: Vai precisar demitir? Então faça isso da maneira mais correta e ética possível.