Golpe que intima o contribuinte em nome da Receita Federal. Não caia nessa!

Tempo de leitura: 2 minutos

Um dos mais comuns é o golpe que intima o contribuinte em nome da Receita Federal. Mas fique atento! Essa é uma armadilha e você não deve cair nessa!

A Receita Federal é o órgão responsável pelo recolhimento de impostos no Brasil. É comum que, ao longo do ano, os contribuintes recebam comunicações oficiais da Receita Federal sobre a cobrança de tributos. No entanto, existem golpes que utilizam o nome da Receita Federal para intimidar as pessoas e obter vantagens ilícitas.

Não caia nessa! Neste artigo, vamos mostrar como identificar um golpe que usa o nome da Receita Federal e quais são as medidas que você deve tomar caso seja vítima deste tipo de fraude.

Golpe

Inúmeros contribuintes passaram a relatarem nas redes sociais que receberam na sua residência uma requisição formal da Receita Federal solicitando a ajustagem de dados cadastrais de brasileiros.

A intimação é uma fraude e seu propósito é fazer com que a pessoa acredite que pode sofrer punições ao não preencher certos dados pessoais corretamente. Geralmente essa ameaça é enviada por correio, embora, em tempos atuais, seja possível recebê-la através dos meios de comunicação utilizados pela autarquia.

Na correspondência, os fraudadores exigem que o destinatário acesse uma página falsa para atualizar os dados fornecidos em sua declaração de Imposto de Renda, bem como as informações bancárias anexadas.

A Autarquia tem sofrido com este mesmo documento desde 2017, sendo uma das mais antigas e frequentes ações executadas contra ela.

Os brasileiros receberam um documento que, à primeira vista, tem aspectos que remetem à Receita Federal, no entanto, é uma fraude.

Alerta da RFB

A autarquia divulgou uma declaração advertindo que, embora aparentemente similar aos e-mails tradicionalmente enviados pela Receita, com seu logotipo oficial, o documento remete a um endereço eletrônico que não está associado à Receita Federal, cuja intenção dos fraudadores é furar dados individuais e obter acesso a contas bancárias.

Se você receber uma carta semelhante, recomenda-se ignorar o pedido de ação contido nela e não visitar o link disponível.

Para realizar qualquer ajuste, regularização ou consulta cadastral, é necessário acessar o e-CAC da Receita Federal. Esse serviço está disponível exclusivamente para contribuintes ou seus representantes legais.

Leia: Receita Federal moderniza o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ)