Saiba como evitar golpes e fraudes

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Golpes e fraudes
Golpes e fraudes

Nesta quinta-feira (15) foi comemorado o Dia do Cliente, data que, além de homenagear os consumidores, visa oferecer descontos, brindes e até mesmo fortalecer a confiança entre marcas e clientes.

No entanto, datas comemorativas abrem brechas para fraudes e já são altamente visadas por criminosos. De acordo com a empresa de cibersegurança PSafe, o Brasil registra mais de 1.000 tentativas de fraude financeira digital a cada hora. Houve mais de 5 milhões de tentativas de crimes de janeiro a julho, em comparação com 2,5 milhões registrados no ano passado, um aumento de 97%. Somente em julho, os golpistas realizaram 1,3 milhão de ataques.

Para Wanderson Castilho, especialista em crimes digitais e CEO da Enetsec, os ataques virtuais continuam evoluindo e são empregados por hackers cada vez mais ousados ​​que estão sempre em busca de novas formas de aplicar fraudes. “Basta um clique em um link suspeito para ter seus dados comprometidos. Por isso, o ideal é que empresas e pessoas comuns reforcem a segurança digital, já que a tendência é que os ataques continuem em alta e muito mais corriqueiros”, pontua o especialista, que complementa: “97% dos crimes virtuais constituem da ajuda dos consumidores”.

Confira algumas dicas para evitar golpes e fraudes

Cuidado com Phishing

Esse golpe é tão comum que você pode ter recebido um e-mail sem nem perceber. Em inglês, significa "pesca", e o golpe é projetado para atrair as vítimas e levá-las a entregar seus dados aos bandidos. Os criminosos influenciam os consumidores a inserirem seus dados pessoais, como logins e cartão de crédito em páginas falsas, de forma muito real e atraente, enviando e-mails, mensagens de texto, telefonemas e até cópias idênticas de sites conhecidos.

Pesquise a empresa e verifique se o site é oficial

Sempre verifique se o site em que você está comprando já recebeu uma reclamação. Além disso, é recomendável entrar em contato com as redes sociais da empresa, pois são boas fontes para investigar se há alguma reclamação do consumidor.

Verifique também o nome de domínio do site, verifique se há erros de português e até fotos de baixa qualidade. Sites falsos têm diferenças muito sutis em comparação com sites reais, alertam especialistas.

Na hora do pagamento

Nunca deposite dinheiro em contas desconhecidas. Por exemplo, um anúncio informa que o produto pertence a uma loja. No entanto, a conta emitida pelo vendedor está em nome da pessoa física.

Se a loja estiver vendendo, ela pode ter uma conta de pessoa jurídica (CNPJ). Portanto, verifique todos os dados enviados e só deposite depois de verificar se as informações correspondem.

Evite promoções e um falso senso de urgência

Os cibercriminosos tentam chegar aos consumidores de diferentes formas, mas existem alguns dos métodos mais comuns de golpes e fraudes: apelo pela emoção, descontos e falso senso de urgência. Portanto, sempre desconfie de preços acima da média ou abaixo do mercado, bem como aqueles anúncios com "Corra! Restam apenas dois em estoque".

“Antes de realizar qualquer compra, opte sempre pelo lugar que você conhece, ou que tenha uma boa reputação, pois o sentimento de ser enganado não vale nenhum desconto” finaliza Wanderson Castilho.

Wanderson Castilho, especialista em cibernética e física, tem experiência com mais de 5.000 casos, usando estratégias como detecção de mentiras e raciocínio lógico para entender algoritmos de crimes digitais.

 

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