Reavaliando o seu Plano de Negócios? Não Esqueça de Incluir Este Elemento

Tempo de leitura: 2 minutos

Em tempos de incertezas e mudanças significativas no mundo dos negócios, é sábio repensar o seu plano de negócios. A atual situação global afetou todos os negócios, e é essencial criar um novo plano, em vez de reagir ao que está acontecendo diariamente.

A Importância de um Plano de Curto Prazo

Não é necessário que o seu novo plano seja para os próximos 5 anos ou mesmo para o próximo ano. Recomendamos um plano de curto prazo, de 3 meses, para mantê-lo firmemente presente. Este planejamento abre a oportunidade de olhar para oportunidades imediatas e ser criativo e inovador sobre novas oportunidades ou mudanças para o seu negócio.

Exemplos de Adaptação

Vejamos alguns exemplos de adaptação criativa que surgiram do planejamento de curto prazo:

  • A padaria com uma mesa quente que agora vende legumes frescos da fazenda.
  • O aplicativo desenvolvido por uma empresa de biotecnologia para rastrear novos casos.
  • O compartilhamento de atendentes de serviço ao cliente com um negócio online para manter seus funcionários empregados.

Superando a Estagnação

Se você está paralisado porque sente que precisa ter tudo resolvido e isso não parece possível, mesmo para os próximos 3 meses, não se preocupe. Esta situação é nova para todos, e todos estamos no processo de descobrir o que vem a seguir.

O Papel do Impacto nos Negócios

Aqui é onde o foco no impacto do seu negócio entra em jogo. O seu Propósito de Impacto é uma única declaração de alto nível, abrangente. É mais do que missão, mais do que propósito, até mesmo mais do que o seu Porquê. É uma interação dinâmica entre você/seu negócio e a contribuição que você está fazendo.

Leia: Os Dois Mantras do Empreendedor de Sucesso

Conclusão

O futuro pode não estar parecendo do jeito que você pensou que seria. Isso não significa que não seja uma oportunidade para o seu negócio ter mais impacto. É uma oportunidade para você liderar de novas maneiras. Quando você se sentar para repensar seus planos de negócios, o que está guiando você?